Distrito Federal
Hoje, 20 de Novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra.
Imagem/Cress-SE.
Hoje, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil, uma data que homenageia a memória de Zumbi dos Palmares e representa a luta e resistência do povo negro. Neste ano, a celebração também será um ponto facultativo no Distrito Federal, conforme publicado no Diário Oficial do DF por meio do Decreto nº 44.145/2023.
O Dia da Consciência Negra é uma data que tem como objetivo promover reflexões sobre a importância da igualdade racial, combater o racismo e valorizar a cultura afro-brasileira. A escolha do dia 20 de novembro para a celebração faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, que ocorreu em 1695.
Zumbi dos Palmares foi um líder quilombola que se destacou por liderar o Quilombo dos Palmares, o maior quilombo da época colonial brasileira. Ele lutou pela liberdade dos negros escravizados, pelo fim da escravidão no país e pela garantia do direito à liberdade.
O Quilombo dos Palmares foi um dos principais focos de resistência contra a escravidão, abrigando milhares de negros fugitivos que buscavam uma vida livre e digna. Zumbi simboliza a importância da luta pelos direitos dos negros e a resistência contra a opressão.
A celebração do Dia da Consciência Negra tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a contribuição do povo negro para a formação da sociedade brasileira, além de combater o racismo estrutural ainda presente em nossa sociedade.
Nessa data, diversas atividades são realizadas em todo o país, como palestras, debates, apresentações culturais, exposições, feiras temáticas, entre outras, que buscam valorizar a cultura afro-brasileira e disseminar informações sobre a história e a luta do povo negro.
É fundamental que aproveitemos essa oportunidade para refletir sobre a importância de construir uma sociedade mais igualitária, onde todas as pessoas sejam respeitadas e tenham igualdade de oportunidades, independente de sua cor de pele.
O Dia da Consciência Negra, nos convida a relembrar a história e a luta de Zumbi dos Palmares, além de nos conscientizar sobre a importância da valorização da diversidade racial e da luta contra o racismo em nosso país.
Da Redação.
-
Distrito Federal23 horas atrás
Gestores educacionais e parlamentares debatem políticas públicas voltadas para a inclusão
-
Educação20 horas atrás
Na educação, Brasil ainda não se recuperou da pandemia
-
Saúde19 horas atrás
País tem 4 mortes confirmadas por dengue em 2025 e investiga mais 62
-
Distrito Federal23 horas atrás
Agências do trabalhador oferecem 853 vagas de emprego nesta sexta-feira (17)