Distrito Federal
Bairro Altiplano, no Jardim Botânico, vai ganhar ciclovia
Em breve, ciclistas do DF poderão contar com uma nova ciclovia no Jardim Botânico. A obra, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), está sendo executada em conjunto com a duplicação de um trecho da rodovia DF-001 (km 23), em frente ao Condomínio Ville de Montagne.
O investimento na obra viária é de R$ 11,1 milhões. Estão incluídos 4,2 km de ciclovia no trecho, que soma 5,2 km e liga a DF-025, na Barragem do Paranoá, à DF-027, via de acesso à Ponte JK.
Conexões
“A DF-001 é muito movimentada e colocava em risco os ciclistas; com a duplicação e essa ciclovia, é possível aumentar a mobilidade sustentável da região, permitindo que os ciclistas possam transitar com segurança”, afirma o presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior. Atualmente, está sendo feita a terraplanagem, para depois ser colocada a capa asfáltica.
Segundo o administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, a obra beneficiará não apenas os moradores da região, mas também os dos arredores. “Ter essa ciclovia conectando todas as regiões com a nossa área comercial vai facilitar para as pessoas que moram no Paranoá e Itapoã, por exemplo, tudo ligado ao centro do Jardim Botânico”, aponta.
Segundo o gestor, há o projeto de instalar o sistema de bicicletas compartilhadas em pontos estratégicos da ciclovia para ligar ainda mais as regiões, incluindo a área de São Sebastião. “Vai ser importante para a mobilidade e conexão dos vários bairros que existem, desde o Tororó até o Altiplano”, diz.
Novo trecho da DF-001
Resultante da duplicação da DF-001, a ciclovia vai do Altiplano até o posto policial, próximo à divisa com a Barragem do Paranoá, ligando as regiões. O percurso vai da Estrada Dom Bosco à entrada do Balão do Ville de Montagne, passando em frente ao Condomínio Quintas do Alvorada.
A duplicação do trecho do km 23 da DF-001, licitada em novembro de 2021, teve os serviços iniciados em 2022, com terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical e obras complementares, além de ciclovia, paisagismo e canteiro de obras.
Por meio do DER, o Governo do Distrito Federal (GDF) liberou 10 km do novo trecho em 30 de outubro de 2022, somando as vias. A pista dupla contém duas faixas de rolamento em um único sentido com 3,50 m de largura (cada) e acostamento de 2,50 m no lado direito.
No total, será pavimentado um trecho de 5,2 km da DF-001 – que faz a ligação entre a DF-027, na descida da Ponte JK –, e a DF-025, rodovia que margeia todo o Lago Sul. A estimativa do DER é beneficiar aproximadamente 50 mil motoristas com o novo trajeto.
Fonte: Agência Brasilia
-
Destaques23 horas atrás
Morre Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara, Arthur Lira
-
Saúde12 horas atrás
Zika: sequestro de gene após infecção causa microcefalia, diz estudo
-
Esportes22 horas atrás
Flamengo “alternativo” perde do Boavista em estreia pelo Carioca
-
Mundo12 horas atrás
Brasil e Benin estreitam relações diplomáticas