Goiás e Entorno
Hugo adota tecnologia inédita

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem permitido a modernização do parque tecnológico do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), na capital. Desde 2024, o hospital recebeu investimentos que somam mais de R$ 16 milhões, destinados à aquisição de 472 novos equipamentos médico-hospitalares.
Por meio dos repasses estaduais, o Hugo passa por um amplo processo de modernização que reforça a qualidade, a segurança e a eficiência no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com as novas entregas, o Hugo dá continuidade ao plano de modernização iniciado em 2024, que já havia contemplado a aquisição de 215 equipamentos entre:
- Ventiladores pulmonares;
- Ultrassons portáteis;
- Macas e outros dispositivos essenciais.
Os investimentos reforçam o compromisso do Governo de Goiás em fortalecer a rede estadual de saúde, garantindo atendimento moderno, seguro e humanizado aos pacientes do SUS.
Controle da dor no Hugo ganha reforço com novas técnicas
Modernização da unidade
- Tomógrafo por impedância elétrica


Entre as novas aquisições, destaca-se o tomógrafo por impedância elétrica – tecnologia inédita na rede estadual pública. O equipamento é capaz de monitorar a ventilação pulmonar em tempo real, de forma não invasiva, permitindo visualizar a distribuição da ventilação nos pulmões. Ainda auxilia na definição das melhores estratégias de ventilação mecânica para cada paciente.
De acordo com a diretora médica do Hugo, Fabiana Rolla, o novo equipamento eleva o padrão de cuidado oferecido na rede pública.
“Com essa tecnologia, conseguimos acompanhar de forma dinâmica como o pulmão está respondendo à ventilação e ajustar o tratamento conforme a necessidade clínica. É um recurso que salva vidas e reflete o compromisso do hospital com a excelência no atendimento ao paciente do SUS”, ressalta.


Outro destaque é a chegada de dois aparelhos de raio-x digitais portáteis, que permitem a realização de exames à beira leito, beneficiando pacientes com dificuldade de locomoção. Com o uso da nova tecnologia, o tempo médio para realização de raio-x de tórax foi reduzido em 64%, diminuindo de 14 para 5 minutos.
O pacote de modernização inclui ainda:
- Microscópios cirúrgicos;
- Torres de nasolaringoscopia;
- Monitores de sinais vitais;
- Eletrocardiógrafos;
- Aparelhos de anestesia;
- Refrigeradores científicos;
- Colchões viscoelásticos, entre outros equipamentos.
Todos seguem os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram adquiridos conforme as necessidades específicas de um hospital de urgência e referência em trauma.
Segundo o coordenador de Engenharia Clínica do Hugo, Paulo Gregory, os novos equipamentos refletem diretamente na eficiência e na qualidade do atendimento.
“As tecnologias ampliam a precisão diagnóstica, otimizam o tempo das equipes assistenciais e integram os sistemas de informação, o que se traduz em mais eficiência e qualidade no cuidado ao paciente”, afirma.


Saiba mais
Fonte: Portal Goiás
-
Destaques19 horas atrásIndígena Guarani Kaiowá é assassinado em ataque no Mato Grosso do Sul
-
Esportes19 horas atrásDiogo Moreira conquista Campeonato Mundial de Moto2
-
Distrito Federal10 horas atrásPontos móveis da Neoenergia percorrem o DF com serviços completos
-
Distrito Federal4 horas atrásSabores que emocionam: Brazlândia celebra criatividade na merenda escolar