MENU

Distrito Federal

Nova interdição de via expressa da Epia no sentido Colorado/Torto – Agência Brasília

Amarildo Mota

Públicado

em

Complexo Viário Saída Norte tem uma extensão de 5,2 quilômetros | Foto: Novacap

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) vai interditar a partir de amanhã (2) o fluxo de veículos na via expressa da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia/DF-003), no trecho entre o Colorado e o Torto. O bloqueio será realizado a partir de 20h, tão logo seja encerrada a operação de reversão na subida do Colorado, que é feita entre 17h e 19h45.

A previsão é de que o bloqueio dure dez dias, com a liberação da via a partir das 23h59 do domingo (11). Durante a interdição, os motoristas que dirigem no sentido Sobradinho/Brasília trafegarão pela pista nova (terceira pista) na descida do Colorado, que foi liberada há um ano.

120 toneladase 45 metros de comprimento tem cada viga

Em razão da obstrução do trecho, a operação de reversão será feita no horário normal, das 17h às 19h45 em dias úteis. Entretanto, os motoristas só poderão entrar na pista reversa a partir do acesso à ponte do Córrego do Bananal.

O trecho será obstruído para a instalação de dez vigas de concreto no viaduto em construção no Torto. Cada peça mede 45 metros de comprimento e tem peso aproximado de 120 toneladas.

Cautela no trânsito

Devido à necessidade de movimentação das carretas que transportam as vigas, o DER/DF será obrigado a interromper, esporadicamente, o trânsito também no sentido Brasília/Sobradinho. Neste caso o fluxo de veículos seguirá no sistema “pare e siga”, organizado por agentes de trânsito do órgão.

Trata-se de transtorno necessário, como defende o superintendente de Obras do DER/DF, Cristiano Cavalcante. “Sabemos que intervenções como estas geram transtorno, mas é necessário para que a operação seja realizada com segurança para todos e possamos, enfim, entregar essa obra, que concluirá a ligação Torto-Colorado para os moradores da parte norte do DF”, justificou.

Confira abaixo como será a operação e, na sequência, as rotas alternativas:

O ensaio

Entre os dias 21 e 23 de setembro o DER/DF já havia interditado o trecho em razão da preparação para o serviço de levantamento das vigas.

Inicialmente o ensaio estava programado para durar seis dias, com a liberação do trecho programada para o último dia 28. Porém, devido ao impacto gerado no trânsito da região, o órgão solicitou agilidade à empresa executora das obras e o cronograma foi acelerado, com operários trabalhando também durante a noite. O esforço possibilitou que todo o ensaio fosse feito em 48 horas.

A obra

O viaduto do Torto é a última arte especial que falta para a conclusão total da Ligação Torto-Colorado (LTC). Esse elevado já tem 75% de execução.

Nessa obra também já foram executadas as etapas de fundação, de construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas, que é o apoio da laje.

Após as vigas serem içadas, a obra entrará na fase de instalação delas para que, na sequência, possa ser implantada a laje, depois o encabeçamento do viaduto, a pavimentação asfáltica, a instalação de guarda-corpos e, por fim, as sinalizações horizontal e vertical. A obra envolve a força de trabalho de cerca de 80 servidores.

Histórico da Ligação Torto-Colorado

Iniciada em 2014, a obra conta com até 100 operários e tem investimento total estimado em R$ 90 milhões. O DER/DF já finalizou as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meios-fios e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e de dez viadutos.

A conclusão das obras no Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz, que compreende as obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte (TTN), aliviará o trânsito de toda a saída norte do DF.

 

* Com informações do DER/DF

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta