De olho na segurança viária, o Detran dá início, nesta semana, a uma série de ações para reduzir acidentes nas vias urbanas. Em tempo de férias escolares, quando a garotada aproveita para utilizar o tempo livre com brincadeiras ao ar livre, aumenta significativamente o número de pedestres que circulam pelas vias.
Blitzes educativas fazem parte da campanha, que tem como foco o período das férias escolares | Foto: Divulgação/Detran
“Com mais tempo livre em casa, é muito comum as crianças usarem as ruas para jogar bola, soltar pipa, andar de bicicleta e reunir a turma de amigos para se divertir. Mas elas não podem se esquecer que, nas férias, só não vale brincar com a segurança”, lembra o diretor de Educação de Trânsito do Detran, Marcelo Granja.
Haverá blitzes educativas em locais de aglomeração de pessoas e ações de presença da fiscalização em pontos turísticos e faixas de pedestres do DF. Também fazem parte das ações as dicas elaboradas para pedestres e condutores. Confira abaixo.
Pedestres * Brincadeira é legal bem longe das pistas * Ao atravessar uma pista, procure a faixa de pedestres e sinalize sua intenção * Se não tiver faixa de pedestres, olhe sempre para os dois lados ao atravessar * Ao transitar, faça sempre pela calçada e bem afastado do meio fio * Nunca atravesse por entre os veículos * Evite usar o celular e fones de ouvido na via pública * Crianças devem atravessar acompanhadas por um adulto * Só atravesse o semáforo quando o sinal estiver fechado para os carros e * Use o cinto de segurança e a cadeirinha de criança quando necessário
Condutores * Faça uma revisão completa do veículo, observando a conservação de pneus, estepe, freios, faróis, limpador de para-brisa e outros equipamentos obrigatórios * Antes de viajar, durma bem, faça refeições leves e nunca misture bebida e direção * Dirija com atenção, obedecendo à sinalização da via * Respeite a capacidade do veículo para que todos possam usar o cinto de segurança * Transporte as crianças em equipamentos de retenção (cadeirinha ou assento elevado) * Tenha em mãos os documentos de porte obrigatório