MENU

Distrito Federal

Sancionada pelo Governador Ibaneis Rocha, a lei que torna o hip-hop Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal.

Amarildo Mota

Públicado

em

Arte/Ilustrativa

 

Ibaneis, sancionou lei de autoria do Deputado Distrital Max Maciel que tornou o hip-hop Patrimônio Cultural Imaterial do DF.

 

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressões cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

 

O hip-hop é um movimento cultural que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e se espalhou pelo mundo como uma forma de expressão artística, política e social. No Distrito Federal, o hip-hop ganhou força e se tornou um elemento importante da cultura urbana, principalmente na Ceilândia, onde se firmou como uma das mais fortes expressões no Distrito Federal(DF).

 

Agora o hip-hop foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal, por meio do projeto de lei nº 7.274 de autoria do Deputado Distrital Max Maciel.

 

Para muitos jovens e adultos moradores das periferias do DF, o hip-hop é muito mais do que uma forma de música ou dança, é uma forma de expressão através da arte e da cultura urbana. O movimento engloba quatro elementos fundamentais: o rap, o DJ, a dança (breaking) e o grafite.

 

O hip-hop tem sido usado como uma ferramenta para dar voz a questões sociais, promover a igualdade, combater a violência e empoderar a juventude. É uma forma de criar conexão entre as pessoas, a partir de uma cultura própria e que ganhou enorme visibilidade mundial.

 

Com o reconhecimento como patrimônio cultural imaterial, o hip-hop passa a ser oficialmente valorizado e incentivado pelo governo do Distrito Federal. A medida proporciona mais visibilidade e incentivos financeiros para ações que buscam preservar e promover a cultura hip-hop, além de garantir a proteção dos direitos autorais dos artistas envolvidos.

 

O Brasil é um país com grande influência do hip-hop e o Distrito Federal é um importante centro dessa cultura. Com o reconhecimento como patrimônio cultural imaterial, o hip-hop ganha ainda mais valor e importância na vida das pessoas.

 

Da Redação.

Continue Lendo

Em alta