MENU

Distrito Federal

Política Distrital de primeiro emprego para profissionais da enfermagem é debatido na Câmara Legislativa do Distrito Federal(CLDF).

Amarildo Mota

Públicado

em

Regulamentação da política distrital do primeiro emprego para profissionais da enfermagem reúne entidades e gestores na CLDF.

 

A Câmara Legislativa reuniu na tarde dessa quarta-feira (23) entidades representativas, patronais, setor produtivo e poder Executivo para debater junto com a deputada Dayse Amarilio (PSB), autora da Lei N° 7.295/2023, que institui a implementação da Política Distrital de Primeiro Emprego para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, mecanismos para regulamentar a nova legislação.

 

A ideia é criar instrumentos que possibilitem a capacitação de profissionais para que possam ter acesso, pela primeira vez, ao mercado de trabalho, o que contribuirá com a saída de um grande número de pessoas do desemprego, além de diminuir o déficit de profissionais da saúde, o que tem afetado demais a população do DF.

 

Os participantes discutiram a necessidade de estabelecer critérios para a seleção dos beneficiários do programa, como renda familiar, tempo de desemprego e formação profissional. Também foi debatida a questão da inserção dos profissionais no mercado de trabalho, tendo em vista que muitos serviços de saúde são terceirizados e contratados por meio de licitações.

 

A deputada Dayse destacou a importância da regulamentação da lei para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. “Precisamos ampliar a oferta de emprego para os profissionais da enfermagem, garantindo assim mais qualidade nos serviços prestados. É preciso também pensar em condições de trabalho dignas e na valorização desses profissionais”, ressaltou.

 

Ao final da reunião, ficou definido que será criado um grupo de trabalho para discutir as questões relacionadas à regulamentação da Política Distrital de Primeiro Emprego para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

 

Continue Lendo

Em alta