Distrito Federal
O Governador Ibaneis Rocha, lança o programa DF Mais Seguro.
Foto/Renato Alves/Agência Brasília.
O governador do Distrito Federal (GDF), Ibaneis Rocha, lançou nesta terça-feira (14) o programa DF Mais Seguro, que tem como objetivo integrar ainda mais as forças de segurança responsáveis pelo combate à criminalidade no DF: Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), (PMDF, PCDF, CBMDF e Detran-DF. O programa visa estabelecer parcerias entre as forças policiais e a sociedade civil, priorizando temas como a proteção às mulheres e a segurança no ambiente escolar.
“Nós conseguimos uma coisa que era muito difícil no DF. Fui presidente da OAB-DF e acompanhei a distância entre as forças de segurança. E a secretaria ficava numa situação difícil porque os comandantes tinham autonomia e gerava uma situação delicada. Assumi o governo com a missão não só de unir as forças de segurança, mas, sim, todas as secretarias de governo. Esse programa traz uma lição para nós, que é integrar toda a sociedade, todos trabalhando de forma a trazer mais segurança para o DF”, pontuou o governador Ibaneis Rocha, durante o lançamento do programa.
O Distrito Federal tem se destacado pelos esforços no combate à violência e à criminalidade, e os resultados conquistados até agora são comprovados pelos números. Em 2022, o DF atingiu a menor taxa de homicídios em 46 anos. Isso demonstra a eficácia das políticas públicas implementadas pelo governo e a importância de fortalecer ainda mais a integração entre as forças de segurança.
O programa DF Mais Seguro reforça a necessidade de ações conjuntas entre a polícia, órgãos de segurança e a sociedade civil. Dessa forma, busca-se promover uma maior sensação de segurança para a população do Distrito Federal, além de prevenir crimes e fortalecer as políticas de proteção às mulheres e crianças.
Com a integração das forças de segurança, é possível unir competências e recursos para combater com mais efetividade a criminalidade, além de oferecer um atendimento mais eficiente às vítimas. Além disso, a participação da sociedade civil no programa possibilita o envolvimento da população na discussão e solução dos problemas de segurança, tornando-se aliados no enfrentamento da violência.
No que diz respeito à proteção às mulheres, o programa busca ampliar o apoio e a assistência às vítimas de violência doméstica, por meio de ações de conscientização e prevenção. Já no ambiente escolar, o programa visa promover ações educativas para alunos, professores e pais, com o objetivo de prevenir a violência e promover a cultura da paz.
O programa DF Mais Seguro é um importante passo na busca por um Distrito Federal mais tranquilo. A integração das forças de segurança, aliada ao envolvimento da sociedade civil, traz esperança de um futuro com menos violência e mais proteção para todos. É uma iniciativa que merece ser acompanhada de perto, pois representa um avanço significativo na área da segurança pública.
Da Redação.
-
Destaques16 horas atrás
Bolsonaro recorre e Moraes nega viagem ao EUA mais uma vez
-
Esportes16 horas atrás
Dois jogos do Campeonato Baiano serão transmitidos pela TV Brasil
-
Saúde9 horas atrás
Surto de vírus Marburg na Tanzânia preocupa OMS; entenda doença
-
Mundo9 horas atrás
Nigéria se associa ao Brics