MENU

Distrito Federal

Feriado de 7 de Setembro afetará funcionamento de diversos serviços no Distrito Federal

Amarildo Mota

Públicado

em

Nesta quarta-feira (7), será celebrado o feriado do Dia da Independência do Brasil. Com isso, o horário de funcionamento de alguns serviços no Distrito Federal será impactado.

Nesse sentido, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou ponto facultativo para órgãos públicos nesta terça-feira (6).

Em relação ao comércio varejista de rua e de shoppings, o funcionamento está autorizado no feriado, cabendo a cada estabelecimento determinar o horário de abertura e fechamento. Essa permissão está determinada na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada entre o Sindicato do Comércio Varejista e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

No que diz respeito ao transporte público, os ônibus funcionarão no feriado seguindo a tabela horária de domingo, com reforço nas linhas que fazem ligação com a Rodoviária do Plano Piloto, em virtude do evento na Esplanada dos Ministérios.

Assim sendo, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB) garantiu o reforço de 120 veículos para viagens extras, além das viagens normais da tabela. E nesta terça (6), os coletivos vão circular normalmente com a tabela horária de dia útil.

Já o Metrô-DF também funcionará normalmente na terça-feira. E na quarta-feira, o funcionamento seguirá das 6h às 19h.

No tocante a Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBM-DF) e a Polícia Militar do DF (PMDF) vão operar normalmente. Além disso, o sistema de Defesa Civil seguirá disponível para atendimento em esquema de plantão no feriado.

Nesse caminho, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (DCA), funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24 horas.

Por fim, em relação ao acesso à Saúde, todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24h. Do mesmo modo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende de forma ininterrupta pelo telefone 192.

Vale destacar que a Fundação Hemocentro de Brasília não abrirá no feriado da Independência. Na terça-feira (6/9), a coleta de sangue ocorrerá das 7h às 13h.

Informações adicionais

Confira abaixo algumas informações adicionais sobre o horário de funcionamento de diversos serviços no Distrito Federal:

● Na Hora:
➞ Todas as unidades estarão fechadas no feriado.

● Pró-Vítima:
➞ Os núcleos do Programa Pró-Vítima funcionarão em regime de plantão pelos telefones:

Ceilândia: (61) 98314-0620;
Guará: (61) 98314-0619;
Paranoá: (61) 98314-0622;
Planaltina: (61) 98314-0611;
Brasília: (61) 98314-0626;
Taguatinga: (61) 98314-0631;
Itapoã: (61) 98314-0632;
Recanto das Emas: (61) 98314-0613.

● Serviço Veterinário Público:
➞ Nesta terça-feira (6), o Serviço Veterinário Público do Distrito Federal (HVep) funciona normalmente, das 7h30 às 17h;

➞ No feriado estará fechado;

➞ O atendimento no Hvep volta à normalidade na quinta-feira (8), das 7h30 às 17h.

● Lazer:
➞ O Zoológico vai funcionar normalmente no feriado e no fim de semana, das 9h às 17h, com entrada permitida somente até as 16h;

➞ O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que todos os parques do DF funcionarão normalmente;

➞ O tradicional Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002): estará fechado para o trânsito de veículos e aberto ao público na quarta-feira (7/9). O horário de funcionamento é das 6h às 18h;

➞ Planetário: Aberto com quatro sessões: 11h (Uma aventura no Planetário – infantil); 16h (Segredo do foguete de papelão – infantil); 17h (Uma aventura no Planetário – infantil) e 19h (Da Terra para o Universo);

➞ Jardim Botânico: Funciona normalmente das 9h às 17h.

Continue Lendo

Em alta