MENU

Sem Categoria

O Governo de Roraima planeja restringir circulação de pessoas na tentativa de diminuir casos de Covid

Amarildo Mota

Públicado

em

O Governo de Roraima planeja restringir a circulação de pessoas das 21h às 6h, para diminuir os casos de coronavírus. A proposta foi apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aos membros do Comitê de Crise, nessa sexta-feira (22).

Foi mencionada também a suspensão das atividades não essenciais por 15 dias, como lazer, cultura, recreação, eventos sociais e aulas presenciais nas escolas particulares, além da interrupção no transporte de passageiros intermunicipal e interestadual.

Nesta semana, o governador Antonio Denarium (sem partido) já havia declarado que o governo editaria restrições com o início da vacina, como forma de aumentar o isolamento social e barrar o avanço da Covid. A pressão hospitalar é a maior preocupação. Dos 40 leitos de terapia intensiva no Hospital Geral de Roraima (HGR), 39 estão ocupados.

“Com as ações que já foram implementadas haverá redução no número de casos em Roraima. Solicito, mais uma vez, que a população evite aglomerações, use máscara e álcool em gel, e sempre lave as mãos. Nos próximos dias estaremos recebendo mais doses para ampliar o número vacinados”, completou Denarium.

O governo não descarta a possibilidade de toque de recolher, caso a situação no estado se assemelhe com a do Amazonas, que passa por um grave colapso no sistema de saúde. Fontes da reportagem indicam que as sugestões podem ser aprovadas na próxima semana.

De acordo com o secretário Marcelo Lopes, as medidas variam de acordo com a esfera de poder, ou seja, são decretos municipais ou estaduais.

“O foco é promover essa avaliação de forma contínua. É preciso manter o isolamento social e nós sugerimos que a prefeitura feche as praças e decrete toque de recolher após as 22h para evitar o aumento no número de casos. A população terá amplo conhecimento tão logo eles sejam assinados”, sintetizou.

CIDADES

Em Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique (MDB) determinou que os estabelecimentos comerciais fechem às 22h, assim como locais e prédios públicos. A obrigação vale por 60 dias. O Carnaval também foi cancelado, e festas só podem ocorrer com 100 pessoas.

Já em Caracaraí, a prefeita Diane Coelho (SD) editou decreto fortalecendo as medidas. Profissionais de saúde e segurança não podem tirar férias, as aulas continuam suspensas e os estabelecimentos fecham às 23h.

Em Pacaraima, o Ministério Público recomendou que a prefeitura adote medidas fiscalizatórias e repressivas, devido à aglomeração nas ruas da cidade. No Sul de Roraima, secretários municipais de Saúde já se reuniram para discutir o enfrentamento à pandemia, já que Rorainópolis faz fronteira com o Amazonas.

Roraima registrou nessa sexta-feira 72.127 casos de pessoas infectadas por coronavírus. Além disso, o estado tem 821 mortes pela doença.

Fonte: Roraima em Tempo

Continue Lendo

Em alta