Esportes
Futebol italiano promete endurecer medidas contra o racismo

Para combater comportamentos racistas durante os jogos de futebol na Itália, a Série A (entidade que organiza o Campeonato Italiano) associou-se, nesta sexta-feira, ao gabinete nacional de luta contra a discriminação com o objetivo de estabelecer medidas mais adequadas.
“Temos uma missão importante nos próximos meses: erradicar o racismo e qualquer forma de discriminação em nossos estádios”, disse Paolo Dal Pino, presidente da Série A, em comunicado duas semanas antes do início da temporada 2020/21 do torneio nacional.
Starting today, @SerieA and @UNAR, the National Anti-Discrimination Office of Italian Government, will walk side by side to fight all forms of racism and discrimination in soccer. This is an important match, one we need to play and win.https://t.co/xQwTbCV85r#KeepRacismOut pic.twitter.com/Vs9v732BhI
— Lega Serie A (@SerieA_EN) September 4, 2020
Com as autoridades “vamos trabalhar muito nas sanções contra aqueles que apresentam comportamento discriminatório dentro dos nossos estádios. Esse é o compromisso dos clubes da Série A”, acrescentou o dirigente.
As últimas temporadas foram marcadas por incidentes racistas, com a proliferação de ‘gritos de macaco’ contra jogadores negros.
Em novembro, os 20 clubes da Série A publicaram “uma carta aberta a todos aqueles que amam o futebol italiano indicando que o racismo nos estádios era uma fonte de frustração e vergonha”.
Como as recentes sanções foram insuficientes para evitar mais episódios de preconceito, a Liga Italiana de Futebol anunciou que estava se unindo ao Observatório Nacional de Discriminação no Esporte, criado pelo escritório nacional de combate à discriminação (UNAR).
A entidade colocará à disposição do observatório pessoal encarregado de coletar dados sobre racismo no futebol, inclusive no mundo amador, para a abertura de denúncias, segundo o comunicado.
Fonte: Gazeta Esportiva
-
Esportes24 horas atrás
Lula anuncia criação de universidade dos esportes
-
Destaques24 horas atrás
“Descobrimos a ponta do iceberg”, diz Lewandowski sobre operações
-
Distrito Federal11 horas atrás
Regularização fundiária garante direito à moradia no Arapoanga
-
Esportes9 horas atrás
Atlético-MG anuncia saída do técnico Cuca, oito meses após contratação