MENU

Distrito Federal

Sorriso no rosto e autoestima renovada na Estrutural

Amarildo Mota

Públicado

em

Com o sorriso no rosto, 30 mulheres da Vila Estrutural estão prontas para retomar a vida. Vítimas da violência doméstica, da opressão e do medo, esta semana elas ganharam de volta um desejo antigo: belos dentes. São moças beneficiadas pelo projeto ‘Reconstruindo Sorrisos’- uma parceria entre os institutos Omni, de desenvolvimento social, e o Brasil Sorridente – que ofereceu tratamento dentário gratuito no Centro Olímpico e Paralímpico (COP), um dos equipamentos públicos do GDF na Estrutural. Nesta sexta-feira (20), elas ganharam o certificado de participação no projeto em um evento no COP.

Nos últimos 15 dias, dentistas voluntárias do Instituto Brasil Sorridente atenderam 30 moradoras da Estrutural | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

A massoterapeuta Betania Rodrigues (33), mãe de 5 filhos, é uma dessas mulheres. Enfrentou dez anos de uma rotina de agressões física e sexual. Uma das sequelas foram os dentes da frente esfacelados e o maxilar machucado. Há cinco anos, se libertou. Por meio do Conselho Tutelar da Estrutural, conheceu a iniciativa. Em três sessões de tratamento na carreta móvel estacionada no centro olímpico, está de sorriso novo e farto.

“O governo tem entre suas principais políticas públicas as que vão ao encontro dos mais vulneráveis e mais carentes. Sabemos que a violência contra a mulher é estrutural, e uma proposta como essa é muito digna”
José Humberto Pires, secretário de Governo

“Quando se tira o sorriso de uma mulher, se tira também a alegria, a autoestima. Posso dizer que hoje superei o trauma. E estou confiante para ir em busca de um emprego, de mais oportunidades”, relata ela, há mais de dez anos moradora da região administrativa. “No atendimento que damos às crianças aqui na região, em muitos casos percebemos que a mãe também foi agredida. E elas chegam e falam: meu sonho maior é arrumar os dentes”, revela a conselheira tutelar Irene Nascimento, que recrutou as participantes do projeto.

Presente ao evento representando a governadora em exercício Celina Leão, o secretário de Governo, José Humberto Pires, pontuou que a iniciativa terá o apoio do GDF para ser expandida para as demais cidades. “O governo tem entre suas principais políticas públicas as que vão ao encontro dos mais vulneráveis e mais carentes. Sabemos que a violência contra a mulher é estrutural, e uma proposta como essa é muito digna”, disse.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, frisou que um novo sorriso significa mais do que beleza para cada uma daquelas que sofreram com as agruras da violência. “Ele [o sorriso] representa o empoderamento, a valorização daquela mulher. E que ela entenda que ela nunca deve estar num ambiente de violência como aquele em que passou”, ressalta.

Sorriso e dignidade de volta

Nos últimos 15 dias, três dentistas voluntárias do Instituto Brasil Sorridente fizeram o atendimento das moradoras da Estrutural. Para se candidatar ao tratamento, foi necessário apresentar o boletim de ocorrência ou comprovante de entrada nos hospitais após os episódios de violência. Segundo uma das idealizadoras do ‘Reconstruindo Sorrisos’, Andrea Oliveira, há uma lista de mais de 50 interessadas para uma próxima edição.

“O agressor usualmente bate na face, para deixar marcas. Então, normalmente essas moças perdem os dentes da frente. Muitas não têm a menor condição de pagar por um tratamento. Então nosso objetivo é devolver este sorriso e a dignidade dessas mulheres”, finaliza a cirurgiã-dentista.

Sorriso no rosto e autoestima renovada na Estrutural

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta