MENU

Distrito Federal

Programa leva conscientização sobre o uso racional da água a mais de 325 mil estudantes no DF

Amarildo Mota

Públicado

em

04/09/2024 às 15:50, atualizado em 04/09/2024 às 15:59

O Adasa nas Escolas já visitou mais de 690 unidades educacionais, promovendo educação ambiental a jovens das redes pública e privada, do ensino infantil ao médio

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Conscientizar sobre o uso racional da água e a destinação adequada de resíduos sólidos é uma missão cada vez mais urgente frente às mudanças climáticas. Para que a alteração no comportamento comece desde cedo, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) percorre escolas do Distrito Federal em busca da formação de agentes multiplicadores de práticas sustentáveis.

O coordenador do PAE, Miguel Sartori, que faz contação de histórias, teatro e música, o programa sensibiliza os alunos sobre a importância da adoção de práticas ambientais sustentáveis dentro de casa | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Trata-se do Programa Adasa nas Escolas (DAE), criado em 2010 e que já visitou mais de 690 unidades educacionais, do ensino infantil ao médio, promovendo educação ambiental a 325 mil estudantes da capital. Nesta quarta-feira (4), foi a vez de o Centro de Ensino Especial 1 (CEE 1) de Ceilândia receber a iniciativa.

De acordo com Gabrielle Ribeiro, colaboradora do programa, “o retorno é muito positivo. As escolas sempre nos procuram e eles gostam muito do tema, da água, da questão dos resíduos, e é uma forma de oferecer aos alunos atividades diferentes do que o currículo da escola oferece”

Na ocasião, contação de histórias, teatro e música sensibilizaram os alunos sobre a importância da adoção de práticas ambientais sustentáveis dentro de casa. “Queremos formar verdadeiros guardiões da água. Usamos essa expressão para representar os agentes, as pessoas que irão fazer o uso racional da água, usando esse recurso de maneira correta, sem desperdício e também fazendo a destinação correta dos resíduos sólidos, nas escolas, nas casas e até no trabalho”, explica o coordenador do PAE, Miguel Sartori.

Para Sartori, crianças e adolescentes podem atuar como disseminadores das missões do programa. “A gente entende que eles são multiplicadores dessa informação e desse conhecimento. É muito comum ficarmos sabendo pelos pais de que várias coisas ensinadas no programa foram levadas para dentro de casa”.

Além dos alunos, o programa também foca na formação de professores e universitários, apresentando o Guia Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do DF. O material oferece informações para educadores e gestores sobre a integração de práticas sustentáveis no ambiente escolar.

“O retorno é muito positivo. As escolas sempre nos procuram e eles gostam muito do tema, da água, da questão dos resíduos, e é uma forma de oferecer aos alunos atividades diferentes do que o currículo da escola oferece”, acrescenta Gabrielle Ribeiro, colaboradora do programa.

Como participar

As escolas interessadas em receber o PAE podem solicitar a visita da equipe da Adasa por meio do formulário disponível no site da agência.

04/09/2024 - Programa leva conscientização sobre o uso racional da água a mais de 325 mil estudantes no DF

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta