MENU

Distrito Federal

Lago do Descoberto atinge capacidade máxima e verte  

Amarildo Mota

Públicado

em

O nível da Barragem do Descoberto, responsável pelo abastecimento de 60% da população do Distrito Federal, atingiu 100% de sua capacidade e verteu no fim da tarde de terça-feira (21). O maior manancial da Caesb, de onde são captados cerca de 4 mil litros/segundo de água, alcançou sua cota máxima de 1.030 metros.  

Barragem deu origem a um lago de 12,5 km² de área de espelho d’água e capacidade de armazenar cerca de 86 milhões de m³ | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

Segundo a Caesb, a notícia é excelente, mas o diretor de Operação e Manutenção da companhia, Carlos Eduardo Borges Pereira, adverte: “É essencial que a população faça a sua parte utilizando água de forma consciente, evitando desperdícios”.  O volume de água que cada morador utiliza pode impactar diretamente o abastecimento geral. 

O diretor lembra que a Caesb tem trabalhado de forma ininterrupta para garantir a segurança hídrica no DF, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade.

Abastecimento

Inaugurada em 1974, a Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 dá origem a um lago de 12,5 km 2 de área de espelho d’água com capacidade de armazenar cerca de 86 milhões de m³.

O Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de abastecimento operado pela Caesb e abastece Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Águas Claras, Vicente Pires, Pôr do Sol, Sol Nascente e Arniqueira.

Confira, abaixo, dicas da Caesb para o uso racional da água:   

 Verifique regularmente possíveis vazamentos em casa;
 Irrigue as plantas com regador em vez de mangueira;
 Nas áreas externas, prefira plantas nativas do cerrado, que são mais resistentes e demandam menos água;
 Use aeradores de torneira que consomem menos água;
 Retire os restos de comida da louça a ser lavada e use uma bacia para colocar a louça enquanto passa o sabão; procure enxaguar tudo de uma vez;
 Se tiver piscina, mantenha-a coberta fora do período de uso;
 Use baldes para lavar o carro, janelas e o que mais for preciso.

*Com informações da Caesb

The post Lago do Descoberto atinge capacidade máxima e verte   appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta