MENU

Distrito Federal

Governadora em exercício inaugura 6 campos sintéticos reformados no Guará

Amarildo Mota

Públicado

em

A governadora em exercício Celina Leão inaugurou, na manhã desta quinta-feira (9), seis campos sintéticos reformados no Guará. Os equipamentos públicos se juntam aos mais de 50 entregues à comunidade pelo Governo do Distrito Federal (GDF) ao longo de quatro anos.

“O meu foco é na população do DF, e nós vamos ajustar todas as coisas que precisamos”
Celina Leão, governadora em exercício

A solenidade ocorreu no campo da QE/QI 2. Os outros espaços estão localizados na QE 1, Colônia Agrícola (próximo ao viaduto da EPTG), QE/QI 18, QE 5 e QE 48. Além da entrega dos equipamentos públicos, o GDF distribuiu bolas para as instituições que promovem atividades nos locais.

Além da entrega dos campos reformados, o GDF distribuiu bolas para as instituições que promovem atividades nos locais | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

“O meu foco é na população do DF, e nós vamos ajustar todas as coisas que precisamos”, afirmou Celina Leão. A governadora definiu o esporte como porta de entrada para a cidadania. “O mínimo que podemos fazer é dar um campo decente para vocês treinarem essas crianças, e é isso que nós estamos fazendo hoje”, disse.

Foram investidos R$ 602.454 por meio de emendas parlamentares para os serviços que consistem na remoção dos gramados danificados, na recomposição do campo sintético e na colagem da manta sintética. Também foram feitos o nivelamento e a compactação da base drenante, os cortes e a recomposição de faixas de demarcação do campo e a colocação de forragem de areia fina e de material de amortecimento do tipo borracha preta.

Segundo o administrador do Guará, Artur Nogueira, havia até abaixo-assinado para a melhoria: “Para a cidade, é um ganho imenso, porque tira as pessoas da rua e da criminalidade e as joga no esporte. Os moradores e esportistas da cidade realmente haviam pedido e foi feito”

Os trabalhos ainda contaram com ações complementares de limpeza e finalização de obra, como remoção de entulhos e terras do espaço do campo e retirada de vegetação nas bordas da área do campo.

Os recursos são de emendas do ex-deputado distrital Rodrigo Delmasso, que está atualmente à frente da Secretaria da Família e da Juventude. “Para mim, foi uma honra ver coisas que lutamos tanto saindo do papel”, afirmou.

Ações sociais esportivas

A reforma dos campos sintéticos era uma demanda da comunidade. Segundo o administrador do Guará, Artur Nogueira, havia até abaixo-assinado para a melhoria. “Para a cidade, é um ganho imenso, porque tira as pessoas da rua e da criminalidade e as joga no esporte. Os moradores e esportistas da cidade realmente haviam pedido e foi feito”, revelou.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, disse que “fazer essas reformas nos deixa muito felizes porque permitem com que cada vez mais possam ser promovidas ações sociais esportivas nos espaços”

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, fez um relato sobre o estado anterior dos espaços. “Esses campos aqui eram tudo terra. Não tinha graminha do jeito que está”, lembrou. Araújo também destacou que essa melhoria é resultado da união do governo.

“A gente sabe que os espaços esportivos dentro do Distrito Federal geram dignidade para as nossas crianças e adolescentes. Fazer essas reformas nos deixa muito felizes porque permitem com que cada vez mais possam ser promovidas ações sociais esportivas nos espaços”, comentou o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.

O ex-atleta profissional de futebol Edi Carlos Monteiro dos Santos é responsável pela escolinha Bom de Bola, que atende hoje cerca de 250 estudantes de 4 a 16 anos. O projeto tem 16 anos de história e já teve a passagem de nove mil alunos. As aulas ocorrem sempre em campos sintéticos públicos do Guará, como o da QE 2. Antes, o professor tinha que lidar com a falta de infraestrutura dos locais.

Responsável pela escolinha Bom de Bola, Edi Carlos Monteiro dos Santos atende hoje cerca de 250 estudantes de 4 a 16 anos: “Se eu mostrar para vocês como estavam as quadras antes, vocês nem acreditam. Toda acabada, alambrado todo arrebentado e graças a Deus foram reformados seis campos sintéticos”

“Se eu mostrar para vocês como estavam as quadras antes, vocês nem acreditam. Toda acabada, alambrado todo arrebentado e graças a Deus foram reformados seis campos sintéticos”, comentou. “É importante demais. A infraestrutura não é só para o meu projeto, mas tem outras escolinhas que também utilizam o espaço”, acrescentou.

O servidor público Mário Machado, 43 anos, é pai do pequeno Bernardo, 5, que está há dois meses na escolinha Bom de Bola. Para ele, a reforma dá mais segurança aos alunos e também aos moradores da região. “É bem melhor. Antes não tinha uso porque o campo não estava apropriado. Ficou muito bom e não vai ser utilizado só pela escolinha. Agora está sendo usado também pelos adultos à noite e acaba afastando as más influências e traz o pessoal que gosta do esporte”, classificou.

Pai do pequeno Bernardo, 5 anos, que está há dois meses na escolinha Bom de Bola, o servidor público Mário Machado acredita que a reforma dá mais segurança aos alunos e também aos moradores da região. “Agora está sendo usado também pelos adultos à noite e acaba afastando as más influências e traz o pessoal que gosta do esporte”

Para o deputado federal Julio Cesar Ribeiro, que está licenciado da Secretaria de Esporte e Lazer desde que tomou posse na Câmara dos Deputados, os lançamentos reforçam o trabalho da gestão anterior encabeçada por Giselle Ferreira, atual secretária da Mulher. “É uma honra dar essa continuidade. A pasta do Esporte dá muita alegria. Vejo um campo desse sendo entregue para a comunidade e já pensamos no futuro e na oportunidade que vamos dar a eles”, avaliou.

Em dezembro do ano passado, o GDF atingiu a marca de 50 campos sintéticos reformados e entregues à população. Nos quatro primeiros anos do mandato, o governo investiu R$ 20 milhões nas obras de reconstrução e construção dos espaços esportivos com recursos de emendas parlamentares e do Fundo de Apoio ao Esporte, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

Governadora em exercício inaugura 6 campos sintéticos reformados no Guará

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta