Entre os dias 16 e 23 de abril, semana do aniversário de Brasília, a Galeria Rubem Valentim – Circuito de Arte e Cidade, no Espaço Cultural Renato Russo, vai oferecer uma ampla programação cultural com entrada franca.
As atividades comemorativas serão promovidas pelo Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade, por meio do Programa Pedagógico-Formativo, com fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secec).
Localizado na 508 Sul, o espaço terá shows, lançamentos de filmes, exposições, feira cultural, concerto sinfônico, atividades infantis e até um baile de aniversário | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Aquiles Alencar Brayner, subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, destacou que a ideia é utilizar o espaço multiuso para fazer uma semana rica de conteúdos para a população. “Estamos comemorando o aniversário da nossa capital, que continua cada vez mais jovem. Nada melhor do que o espaço Renato Russo pra manter essa vivacidade”, observou.
Localizado na 508 Sul, o espaço terá shows, lançamentos de filmes, exposições, feira cultural, concerto sinfônico, atividades infantis e até um baile de aniversário. Uma homenagem ao jornalista TT Catalão, que batiza a gibiteca do local, também fará parte dos eventos.
“TT está presente não só no espaço, mas com a política pública que ele representou em vida. Esse espírito vivo que é incorporado ao espaço promove uma vivência transformadora para a cultura e a educação” Nanan Catalão, jornalista, gestora cultural e cantora
Vanderlei dos Santos Catalão, mais conhecido como TT Catalão, foi um jornalista, poeta, escritor e ativista cultural que veio para Brasília em 1972 e se tornou pioneiro na estruturação de políticas públicas voltadas para a cultura na capital. Ele entrou para o GDF em 1985, na primeira gestão pós-ditadura, e criou o Espaço Cultural Renato Russo em 1994.
A homenagem envolve o aniversário de um ano da reabertura da gibiteca. A jornalista Nanan Catalão é filha de TT, além de gestora cultural e cantora. Ela afirmou que a família ficou profundamente comovida com a homenagem, ocorrida no ano passado.
“TT está presente não só no espaço, mas com a política pública que ele representou em vida. Esse espírito vivo que é incorporado ao espaço promove uma vivência transformadora para a cultura e a educação. Acredito que esse é o maior legado de uma política pública. Quando ela une educação, informação e transformação. Todo o trabalho dele foi no investimento no setor transformador da arte, nessa cidade que reflete cultura”, ressaltou Nanan, finalizando com a frase que mais gosta do pai: “Quem tem um dom, reparte com”.
De acordo com a jornalista, a gibiteca teve um papel revolucionário no papel de muitos artistas por ser a porta de entrada para o mundo da leitura. “O trabalho da gibiteca era muito vivo. Nossa esperança é que ela possa crescer até nos formatos mais modernos”, conclui.
A programação inclui também contação de histórias para crianças, doação de gibis, oficinas de quadrinhos, desenhos, costuras, apresentação de dança contemporânea e música. Além disso, durante a semana o público poderá visitar a exposição Inventando voos, na Galeria Parangolé, parte do projeto Desalinhos e Costuras: arte e loucura.
As comemorações começam a partir deste domingo (16). Confira a programação completa:
16 de abril
Sarau poético-musical 14h, na Praça Central ECRR
Documentário Concerto Cabeças – Memória afetiva da cultura brasiliense 16h, no Auditório Marco Antônio Guimarães
Confraternização Das 17h às 18h, na Praça Central ECRR
*A programação conta com tradutor em libras
O documentário resgata a memória e registra a expressão de toda uma geração de artistas brasilienses entre o final dos anos 70 e o começo dos anos 80, retratando o momento histórico em que o movimento Cabeças surge.
21 de abril
Dia Mundial da Criatividade Das 10h às 18h, no Teatro Galpão Hugo Rodas, Teatro de Bolso e Sala de atividades Programação completa: Atividades WCD Movimento organizado pela World Creativity Organization conta com experiências, painéis, palestras, workshops e performances para profissionais de todos os setores que compõem a economia criativa. Foca no desenvolvimento sustentável.
Contação de história para crianças 15h e 16h, na Sala Multiuso História: Zezinho descobre Brasília Através de música, bonecos e objetos lúdicos, a história de Zezinho e seu cachorrinho Hulk é apresentada às crianças. Os dois companheiros vêm visitar a tia em Brasília e, juntos, se encantam e descobrem os diferentes e divertidos monumentos da cidade.
Feira Katendê Das 13h às 22h, na Praça Central Apoiando empreendedores da Comunidade de Povos Tradicionais de Matriz Africana Manzo Kalla Muisu, situada em Sobradinho dos Melos, o projeto reúne cerca de 45 participantes que expõem produções que vão desde joias artesanais a livros, roupas, instrumentos musicais, jardinagem e decoração com matérias primas como a piaçava.
Homenagem TT Catalão Exibição do Vídeo de Bento Viana Agora sessenta. E contempla, com texto de TT Catalão 16h, na Sala Marco Antônio
Abertura da cerimônia com Carmem Moretson Mesa: Rosana Gonçalves da Silva, Bené Fonteles e Tico Magalhães Oficina de quadrinhos: Luigi Pedone Entrega dos Livros para a Família Catalão e Gibiteca/Biblioteca 17h, Galpão das Artes
Encerramento com Nanan Catalão e o músico Félix Júnior Grupo Seu Estrelo e o Fuá do terreiro e a Orquestra trovão da Mata 18h, no Galpão das Artes
Coral Intermezzo 19h, na Praça Central
Concerto com Grupo de Cordas da Orquestra Filarmônica de Brasília Regência do Maestro Thiago Francis 19h30, na Praça Central
Dia 22 de abril
Laboratório aberto de desenho livre Das 9h às 12h, no Galpão das Artes
Dança Negra Contemporânea Das 10h às 12h, na Sala Multiuso
Dia Mundial da Criatividade Das 10h às 18h, no Teatro Galpão Hugo Rodas, Teatro de Bolso e Sala de atividades Programação completa: Atividades WCD
Feira Katendê Das 10h às 22h
Oficina interativa: Turismo Fora do Avião – Pontos turísticos de Brasília 15h, na Gibiteca
Desfile Legbara com peças criadas no Paranoá Das 18h15 às 18:45, na Praça Central
Baile de aniversário de Brasília, conduzido por Ricardo Lira Das 19h às 22h, na Praça Central Ricardo Lira é professor, coreógrafo, dançarino, ator, arte-educador e produtor cultural. É especialista em danças de salão e danças populares de raízes africanas, com destaque para o samba e suas vertentes.
23 de abril
Poemas de Opinião Sarau e lançamento dos livros Vozes de Opinião, de Sylvia Toledo e 72 Poemas, de Guilherme Machado de Oliveira Lançamento do minidocumentário Opinião (1964): Poéticas da Voz, Poéticas que dão Voz, de Sylvia Toledo 19h, na Praça Central