MENU

Distrito Federal

Em reunião, Celina Leão relembra feitos pela população e pela capital

Amarildo Mota

Públicado

em

Deputada federal e candidata a vice-governadora pela coligação Unidos pelo DF, Celina Leão (PP), em reunião nesta segunda-feira (26) falou sobre a disputa ao Buriti ao lado de Ibaneis Rocha (MDB), atual governador e candidato à reeleição, além de recordar projetos aprovados em sua gestão e momentos da campanha eleitoral.

Como coordenadora da bancada feminina, Celina conseguiu aprovação de várias leis que beneficiaram tanto as mulheres da capital, quanto mulheres do Brasil inteiro. “Eu fiz um acordo com o presidente Lira de que nós não iríamos votar pauta de mulher só em mês de mulher, porque é um preconceito com a mulher. Eu queria votar pauta de mulher toda semana e o meu presidente foi muito correto comigo, nós aprovamos 194 leis voltadas para as mulheres do Brasil e o presidente Bolsonaro sancionou 78 leis nossas”, relatou.

Entre os projetos aprovados, a lei da laqueadura, a Lei da Violência psicológica e política foram um dos maiores destaques. Com relação a laqueadura, Celina ressalta: “O melhor momento para fazer o procedimento é na hora do parto. Nós mudamos a Lei, reduzi para 21 anos, dois filhos vivos e a laqueadura feita na hora do parto, se a mulher quiser e não precisa pedir autorização para o marido. Isso vai mudar a realidade de muitas mulheres”.

Para a lei da Violência Política, que é essencial para o cenário atual, a deputada comentou: “Nós mulheres sofremos todos os dias, falam tudo quanto é coisa da gente. Essa Lei permite que a mulher que é candidata entre na justiça e tenha uma condenação maior, sem transação penal maior que dois anos. É uma Lei dura, para que tenhamos mais mulheres na política. 5% do fundo nacional de segurança é obrigado a ser destinado para as mulheres”.

Além disso, Celina falou de suas ações com relação a saúde do Distrito Federal. A deputada citou a entrega das sete Unidades de Pronto Atendimento (UPA) à população do Distrito Federal no governo de Ibaneis Rocha. Foi um reforço considerável para a saúde na cidade, pois antes haviam seis UPAs e agora, somam treze.

Ainda com relação ao tema, Celina reforçou a intenção do governo em construir três novos hospitais no DF, sendo um no Recanto das Emas, outro em São Sebastião e um terceiro no Guará. E falou sobre o mutirão de cirurgias eletivas que está acontecendo em hospitais privados que foram contratos pela Secretaria de Saúde do DF.

A candidata à vice governadora reiterou a luta do governo atual com as políticas sociais, foram contratados 1000 assistentes sociais, lançamento de programas sociais como o vale gás e prato cheio, além da entrega de cestas básicas e redução do preço do restaurante comunitário para $1.

Campanha Eleitoral

Com relação a campanha eleitoral, a deputada falou sobre o candidato do Partido Verde, Leandro Grass. “Não tem propostas e teve 20 propagandas eleitorais retiradas pelo TRE-DF”.

Apontou conflitos de interesses na candidatura de Paulo Octávio para o governo da capital. “Tenho medo do Distrito Federal ser administrado por quem tem interesse em fazer negócios com suas terras”. Celina salientou que o Paulo Octávio é dono de inúmeros negócios e empresas, inclusive muito fortes na construção civil, o que pode fazer com que o candidato use o o poder Executivo como extensão de projetos empresariais. “O Distrito Federal pertence ao povo”, destaca.

Celina, finalizou a reunião destacando que se compromete com as suas propostas. “Não sou uma candidata de prometer e sim de me comprometer”, evidenciou.

Continue Lendo

Em alta