MENU

Distrito Federal

Conheça o programa ALEVINAR do GDF

Amarildo Mota

Públicado

em

Foto/SEAGRI – DF

governo do DF, visando gerar emprego para as famílias da zona rural, criou o programa ALEVINAR, executado pela secretaria da Agricultura do DF, (SEAGRI -DF), Emater DF e Ceasa DF.

O programa visa fortalecer a produção local de pescados repovoando espécies da região, irá também promover pesquisa afim de melhorar a espécies de peixes, capacitação de produtores rurais, distribuição de alevinos e promoverá ainda, o desenvolvimento social e econômico da área rural da capital federal.

ALEVINAR vêm promover a organização dos aquicultores oferecendo insumos, equipamentos e oferta de crédito para o pequeno e médio aquicultor.

Apesar do alto consumo de pescados, o Distrito Federal produz atualmente menos de 20% do pescado produzido na região, e isso se deve à carência de políticas públicas, que esbarravam na burocracia, e a criação do programa ALEVINAR é um marco para o DF, que vem para sanar essas barreiras, promovendo um conjunto de estratégias para o escoamento desse produto no mercado local, como a inclusão do pescado nos programas institucionais de alimentos, doação para entidades assistenciais e para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A granja modelo Ipês, localizada no Park Way-DF, produz alevinos e distribui para os criadores cadastrados, a Emater faz visitas nas propriedades dos interessados e oferece cursos para profissionalização do produtor.

Da Redação

Continue Lendo

Em alta