MENU

Distrito Federal

Asfalto para pista do autódromo começa a ser testado

Amarildo Mota

Públicado

em

O governador Ibaneis Rocha conferiu o andamento de mais uma etapa das obras do autódromo nesta quarta-feira (19). Depois de ter passado por todo o ensaio no laboratório do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), seguindo normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o asfalto começou a ser testado na pista da reta dos boxes. A obra é executada por meio de convênio entre a Terracap e o BRB.

“Trouxemos todo o corpo técnico, o melhor que tem, equipamentos de primeira, para fazer um serviço de excelência e deixar o autódromo no nível da capital do país, que é o que Brasília merece”
Izidio Santos Junior, presidente da Terracap

As duas arquibancadas da chamada Curva da Vitória – a última do traçado – já foram demolidas. A medida foi necessária para poder aumentar a área de escape e reduzir riscos de acidentes. Essa curva é considerada uma das mais rápidas do Brasil.

“A segurança e qualidade desse serviço estão acima de tudo”, frisou Fauzi Nacfur Junior, presidente do DER-DF. “Trouxemos todo o corpo técnico, o melhor que tem, equipamentos de primeira, para fazer um serviço de excelência e deixar o autódromo no nível da capital do país, que é o que Brasília merece”, completou.

“Vamos entregar um autódromo para a população nas melhores condições: vistoriado e acompanhado pelos profissionais mais gabaritados do país”, enfatizou o presidente da Terracap, Izidio Santos Junior.

O asfalto começou a ser testado na reta dos boxes: obra é executada por meio de convênio entre a Terracap e o BRB | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

De acordo com o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, todo o material necessário para as barreiras de pneus e defensas metálicas já foi comprado. Elas começam a ser instaladas a partir do asfaltamento da pista. O novo autódromo não terá mais paddock e boxes – que também já foram demolidos. Agora serão módulos montados pelos organizadores das provas.

Espaço moderno

O governador reafirmou o compromisso de devolver à população o espaço que foi consagrado em outros tempos. “Sabemos que o autódromo já foi um grande centro de desenvolvimento do esporte automobilístico no Brasil e o que queremos é exatamente entregar de volta para a cidade, para o Brasil e para o mundo esse tempo”, disse o governador, durante a visita.

O chefe do Executivo ressaltou que a reforma do autódromo fomentará o turismo na capital, com a realização de competições e a vinda de comitivas esportivas. “Nós temos ao lado os grandes hotéis da cidade, estamos no centro, muito perto do aeroporto e de áreas residenciais, perto de grandes shoppings, temos tudo para transformar esse em um dos melhores autódromos do país, quiçá do mundo”, avaliou Ibaneis Rocha.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, confirmou e acrescentou que o brasiliense terá o autódromo de volta e com pegada bem moderna, como nos grandes centros. “O nosso objetivo inicial é recuperar a pista, devolver em condições de receber competições”, explicou. “O que queremos é que Brasília volte a receber eventos rapidamente, e que volte a ter vida aqui no autódromo, definido como uma arena multiuso, para ser aberto diariamente, para as pessoas poderem fazer caminhadas, andar de bicicleta em determinados horários, teremos shows e inclusive corridas de carro e moto”, acrescentou.

Presente na visita do governador, o jornalista especializado em automobilismo Reginaldo Leme celebrou a reforma do espaço. “O automobilismo brasileiro está em um ponto muito importante, no momento certo de termos de volta o autódromo que tem um dos traçados mais bonitos e mais elogiado pelos pilotos, mas que ficou por dez anos parado”, comentou ele, que esteve presente na inauguração da pista, em 1974.

Começa asfaltamento da pista do Autódromo de Brasília

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade

Em alta