MENU

Distrito Federal

Após 33 horas de combate ao fogo, incêndio no Parque Nacional de Brasília é controlado

Amarildo Mota

Públicado

em

Nesta última segunda-feira (5), o Parque Nacional de Brasília foi atingido por um incêndio que foi controlado somente nesta terça-feira (6) por volta das 20h30, somando 33 horas de combate ao fogo.

O fogo destruiu 2.052,22 hectares de vegetação, uma área correspondente a 2 mil campos de futebol, além de ser duas vezes o tamanho da cidade de Águas Claras, região administrativa do Distrito Federal.

O parque, em sua totalidade, possui 42.355,54 hectares. Foi criado em novembro do ano de 1961 com objetivo de proteger os rios que abastecem o DF com água potável. Ainda, a mata auxilia para o equilíbrio climático da região.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apesar do controle do incêndio, os brigadistas continuam fazendo o monitorando da área. Além de evitar novos focos, fazem o trabalho de peritos, para identificar os motivos das chamas.

O coordenador de prevenção a combate a incêndios do ICMBio, João Paulo Morita, ressalta que o fogo é capaz de deixar marcas e por isso, torna possível chegar aos possíveis responsáveis.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também ajudou no combate ao fogo. Nesta quarta-feira (7), seis viaturas e 45 militares ainda estavam envolvidos com os trabalhos.

ICMBio ainda mobilizou sete carros com tanques de água e 30 brigadistas para ficar durante o feriado na região, a fim de evitar a volta do incêndio.

Além disso, o instituto fará a análise de imagens de satélite com alta resolução para saber a dimensão real da área consumida pelo fogo do parque.

Continue Lendo

Em alta