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TENDÊNCIAS PÓS PANDEMIA
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Por: Amarildo Mota
TENDÊNCIAS PÓS PANDEMIA
Estamos vivendo um período de , o momento é também de estudo e pesquisa para entender as consequências da crise em curto e longo prazo.
Novos modelos de negócios precisarão ser adaptados à nova realidade, considerando especialmente as mudanças nos hábitos de consumo. Afinal, com a quarentena e o distanciamento social, muita gente está revendo seus padrões de gastos.
Para desacelerar o avanço do novo coronavírus, uma das principais recomendações das autoridades de saúde é que as pessoas fiquem em casa. Com isso, inúmeras empresas liberaram seus funcionários para trabalhar em home office.
Esse maior tempo de permanência nas residências logo surtiu efeito nos hábitos de consumo. A busca por serviços online e de tele-entrega, por exemplo, disparou. E tudo indica que essa prática será mantida após a crise. Será parte do “novo normal”.
Além disso, consumidores parecem estar tendo maior critério com suas despesas. Segundo um levantamento feito pelo app Olivia, voltado a finanças pessoais, entre fevereiro e março ,houve queda na renda de seus clientes. Os gastos fixos e essenciais também sofreram cortes, proporcionais, mas o valor economizado mensalmente pelos usuários aumentou. Ou seja, com a quarentena, as pessoas estão redescobrindo como fazer economia.
Outro fenômeno que pode ocorrer entre os consumidores é a revisão de suas prioridades de consumo. Em tempos pré-pandemia, os gastos não essenciais mais frequentes costumavam ser com itens como vestuário e calçados. Porém, sem poder sair de casa, faz pouco sentido adquirir roupas ou tênis que excedam as necessidades básicas.
após a pandemia podem ganhar preferência os gastos voltados a cursos, viagens e experiências de bem-estar, conforto e produtividade.
Portanto, cabe às empresas e seus gestores encontrar meios de incorporar criativamente aos seus negócios essa tendência de consumo. Afinal, quem o fizer deverá obter boa vantagem competitiva no mercado com a retomada das atividades.
Fonte: Iplace Corporate
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