Sem Categoria
RELACIONAMENTO ABUSIVO. VOCÊ SABE IDENTIFICAR?
Por: Amarildo Mota
RELACIONAMENTO ABUSIVO. VOCÊ SABE IDENTIFICAR?
Relacionamento abusivo é definido por uma relação onde haja abuso físico e emocional . O abuso pode ser entendido quando o uso do poder é usado de forma excessiva sobre o outro. Sempre tem o dominador e o dominado. Normalmente o dominado é submisso e dependente também . O dominador agride, manipula e ofende. Esse comportamento em geral surge de forma sutil e mesmo não havendo agressão física, o abuso pode vir na forma psicológica, sexual e financeira.
Durante a pandemia, o número de casos de relacionamento abusivo cresceu muito. Momento em que muitos casais estão confinados e separados de familiares e amigos.
É muito difícil a parte que está sofrendo o abuso perceber, pois a parte dominadora faz com que a vítima se sinta culpada.
Os primeiros machucados aparecem no aspecto emocional, ferindo a auto estima e o poder de decisão.
De acordo com a neuropsicóloga Juliana Gebrim, um relacionamento nocivo afeta áreas do cérebro responsável pela dor e trás muito sofrimento para a vítima.
Muitas vezes a vítima depois de ser abusada, vem com um pedido de desculpa e um eu te amo, acreditar quando ouve que é uma pessoa de muita sorte pois muitas queriam estar no lugar dela, debocha da cara da vítima, proíbe visitar e receber visitas de familiares…..
As vítimas não são apenas as mulheres mas pesquisas apontam que mais de 80% são elas as vítimas . Sair desse relacionamento é quase impossível sem alguma ajuda exterior.
E quando finalmente a vítima termina essa relação, ela estará dando ao abusador o maior NÃO que já recebeu e essa fase muitas vezes termina com uma tragédia as vezes anunciada.
-
Brasil17 horas atrás
Desfile e protesto tomam as ruas do centro do Rio de Janeiro
-
Mundo18 horas atrás
Jamil Chade relata desumanização de imigrantes sob Trump em ‘distopia’
-
Economia17 horas atrás
Cade aprova incorporação da BRF pela Marfrig
-
Goiás e Entorno17 horas atrás
Vestibular 2026/1 da UEG oferece mais de 4 mil vagas