Sem Categoria
Queimaduras, a depender da gravidade, precisam de atenção profissional
Especialista alerta que, mesmo com distanciamento social, o uso de álcool em casa e fogos de artifícios sem os devidos cuidados podem causar acidentes
De acordo com o dermatologista Erasmo Tokarski, antes de tratar qualquer que seja a queimadura é essencial saber como ela ocorreu e qual o tipo de grau sob a pele, fator que irá determinar a gravidade da lesão.
“Por vezes, as pessoas tendem a usar produtos caseiros ou fazer misturas e colocar sobre a região afetada. Isso pode piorar a lesão e provocar ainda mais irritação. Por este motivo é preciso cautela no momento de ajudar alguém que se feriu. Somente o médico poderá indicar o tratamento correto, seja com pomadas, corticoide ou antibióticos”, alerta o profissional.
Atualmente, devido à pandemia de Covid-19, o uso de álcool em casa cresceu. Seja ele em gel ou na versão 70%, a maioria da população busca ter um frasco em casa para higienizar ambientes e se proteger do vírus. Mas o dermatologista alerta que é preciso cuidado no manuseio, mesmo dessas versões.
“O álcool é combustível e, portanto, há riscos de queimadura na pele, especialmente se for manipulado perto do fogo. No caso do álcool em gel é possível que pegue fogo o lugar onde a substância foi passada e ainda não secou. Portanto, é preciso redobrar os cuidados com o uso desses produtos no momento de cozinhar ou quando estiver em contato com o fogo”, ressalta.
Outra época em que as queimaduras são mais frequentes é quando ocorrem as festas de São João, onde são comuns as fogueiras, balões e fogos de artifício. Apesar do distanciamento social, que impede a realização de grandes festas no Distrito Federal, algumas pessoas ainda se arriscam com esses artifícios. O especialista em pele afirma afirma que o manuseio inadequado aumenta o risco de de casos de queimaduras.
Conheça os tipos que queimaduras:
- Queimaduras de primeiro grau: ocorrem quando apenas a parte superficial da pele foi atingida. A lesão apresenta aspecto avermelhado, calor e é dolorosa.
- Queimaduras de segundo grau: podem ser superficiais ou profundas. Elas causam bolhas e muita dor. As bolhas devem ser drenadas por um profissional, mas não retiradas, pois servem como curativos biológicos.
- Queimaduras de terceiro grau: são as mais graves. Apesar de acometer todas as camadas da pele, essas lesões são indolores, justamente, porque destroem inclusive os nervos da região. Podem atingir os músculos e causar deformidades graves e há necessidade de internação hospitalar.
-
Destaques16 horas atrás
Taxa de nascimentos prematuros do Brasil está acima da média global
-
Saúde6 horas atrás
Fatores sociais e ambientais aumentam prematuridade na Região Norte
-
Mundo6 horas atrás
Governo brasileiro condena bombardeios em zona humanitária segura
-
Distrito Federal18 horas atrás
Voluntariado em Ação teve mais de 1,7 mil pessoas promovendo ações sociais no DF em 2024