Economia
Atividade do comércio registra queda de 0,7% em agosto, mostra Serasa
																								
												
												
											A atividade do comércio apresentou retração de 0,7% em agosto, em comparação ao mês anterior, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, divulgado hoje (10). De acordo com o índice, a queda foi puxada principalmente pelo setor de veículos, motos e peças, que registrou diminuição de 4,7%, e teve o segundo mês consecutivo de números negativos.
Os demais segmentos tiveram variações menores: supermercados, alimentos e bebidas registraram queda de 0,2%; tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,2%); material de construção, alta de 0,4%; combustíveis e lubrificantes (+0,6%); e móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, e informática (0%).
“O recuo da atividade do comércio em agosto sinaliza que o país ainda enfrenta desafios por conta do alto desemprego e do aumento dos preços, por isso as pessoas estão restringindo as compras apenas ao essencial”, disse o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
No comparativo entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2020, o índice registrou aumento de 4,3%, o menor crescimento do ano em termos de variação interanual. A recuperação com relação a queda de 12% do ano passado é parcial e sofre com a retração dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (-8,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-7,8%).
Fonte: Agência Brasil
- 
																	
										
																			Política17 horas atrásProjeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta
 - 
																	
										
																			Goiás e Entorno17 horas atrásGoiás Alerta e Solidário entrega mais de 15 mil benefícios em 37 municípios
 - 
																	
										
																			Economia17 horas atrásBanco Central muda regras para acabar contas bancárias fraudulentas
 - 
																	
										
																			Distrito Federal16 horas atrásPausa na energia elétrica afeta moradores de Planaltina nesta terça (4)