MENU

Distrito Federal

Taxa de crimes no Distrito Federal segue em queda

Amarildo Mota

Públicado

em

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) apresentou um balanço que indica que a taxa de crimes no DF continua em queda, em comparação com o mesmo período de 2021, quando atingiu-se o menor índice de homicídios dos últimos 45 anos.

De acordo com esse levantamento, a redução desses números é referente aos crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que englobam delitos como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Nesse sentido, foram registrados 121 vítimas de CVLIs nos primeiros cinco meses de 2022, o que representa o menor valor dos últimos 23 anos. Em comparação ao ano passado, no qual foram registrados 149 crimes dessa natureza, houve uma redução de 18,8%.

Além disso, no que diz respeito aos números do crime de homicídio, foram registrados 111 casos – a menor marca desde 2000. Esse dado aponta uma redução de 20,1% levando em consideração os 139 homicídios consumados no ano passado.

No mais, outras reduções foram constatadas pela Secretaria de Segurança Pública, como é o caso das tentativas de homicídio, de 250 para 219 (-12,4%); de latrocínio, passando de 88 para 41 (-53,4%); e de feminicídio, de 30 para 26 casos (-13,3%).

Em relação ao feminicídio, que se trata de uma circunstância qualificadora do crime de homicídio, houve redução de 50%, com seis casos registrados em 2022 contra 12 em 2021. É o menor número desde 2017, que teve cinco registros.

Por fim, vale ressaltar que o Distrito Federal foi um destaque no âmbito nacional em virtude da redução dos CVLIs em 2021. De acordo com o Monitor de Violência, criado pela parceria entre o site G1, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e a Universidade de São Paulo (USP), o DF registrou uma queda de 20,5% nos CVLIs no ano passado, que representou a terceira maior redução no país, atrás apenas de Acre e Sergipe, com 38% e 26,1%, respectivamente.

“Seguimos trabalhando no enfrentamento à criminalidade e na integração entre as forças de segurança, fazendo uso de tecnologia e da inteligência para a prevenção dessas práticas. Também estamos dando uma atenção especial no combate à violência e crimes contra as mulheres. Confiamos plenamente nos profissionais da Segurança Pública do Distrito Federal, os mais capacitados e menos letais do país”, exaltou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Continue Lendo

Em alta