MENU

Distrito Federal

Tarde tranquila no terceiro dia de carnaval do DF

Amarildo Mota

Públicado

em

O Carnaval do Distrito Federal ocorre com tranquilidade nesta segunda-feira (20). Até às 18h, nenhum incidente grave foi registrado. Os eventos começaram às 13h30 com previsão de encerrar à 1h30, e as forças de segurança seguem com o efetivo reforçado até o término das festas e a dispersão total dos foliões, principalmente, nos arredores dos grandes blocos.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, esteve reunido com os comandos das forças na Cidade Policial, uma estrutura instalada ao lado da Torre de TV para dar suporte aos órgãos envolvidos na operação do Carnaval de 2023. O local funciona como unidade de controle para as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Detran e ponto de apoio para as equipes das secretarias DF Legal e de Saúde.

A PMDF não registrou ocorrências nas festividades de carnaval até as 18h. Fotos: Rodrigo de Castro/Ascom SSP-DF

O carnaval do Distrito Federal está sendo monitorado pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 29 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF) voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização.

A PMDF não registrou ocorrências nas festividades de carnaval até às 18h deste terceiro dia de folia. A corporação tem recebido diversas denúncias dos participantes dos blocos, o que tem ajudado a diminuir ainda mais os índices de ocorrências nos eventos carnavalescos.

O Corpo de Bombeiros, que está com quatro bases distribuídas em pontos estratégicos de Brasília, todas em locais de fácil acesso para os foliões, não precisou realizar atendimentos médicos, clínicos, de urgência ou emergência. Tampouco realizar transporte de paciente.

O Corpo de Bombeiros, que está com quatro bases distribuídas em pontos estratégicos, todas de fácil acesso, não precisou realizar atendimentos médicos, clínicos, de urgência ou emergência.

A Polícia Civil registrou dois furtos, um roubo, uma alcoolemia criminal e um registro de ameaça.
Já a Secretaria DF Legal não teve qualquer intercorrência relatada na tarde desta segunda.
Para segurança dos foliões, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil fiscalizou estruturas provisórias, verificando itens importantes como geradores, tendas, pórticos, circuitos elétricos e carros de som, além da estabilidade e do aterramento de todas as estruturas.

Fotos: Rodrigo de Castro/Ascom SSP-DF
Além de atuarem na fiscalização do trânsito, equipes do Detran também garantiram a segurança de pedestres na travessia de faixas

Caso o cidadão encontre situação de risco em um evento, deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil, por meio do telefone 199. Equipes de plantão atuam 24h para atender as solicitações.

Lei Seca

O Departamento de Trânsito esteve presente em 17 eventos de carnaval, realizando controle de tráfego nos acessos aos eventos, organizando e fiscalizando os estacionamentos e apoiando na travessia dos pedestres.

Entre 10h e 16h30 o Detran realizou ações de fiscalização de trânsito no Gama e no Plano Piloto. No total foram abordados 78 condutores. As equipes flagraram seis condutores embriagados, três inabilitados, dois com a CNH vencida há mais de 30 dias e duas autuações por motivos diversos. Ao todo, oito veículos foram removidos aos depósitos do Departamento.

O efetivo destacado para as ações foi de 120 agentes de trânsito distribuídos em 50 viaturas de quatro rodas, seis motocicletas e uma aeronave.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Tarde tranquila no terceiro dia de carnaval do DF

 

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta