MENU

Distrito Federal

Saúde renova 7,5 mil computadores na rede pública

Amarildo Mota

Públicado

em

Com o projeto Renova SES, a Secretaria de Saúde adquiriu 7.594 mil computadores novos que serão instalados na pasta. Os equipamentos vão substituir aqueles que têm mais de 10 anos de uso para otimizar o trabalho feito na rede. Até o momento 2.736 máquinas foram renovadas e o restante deve ser implementado até fevereiro de 2023.

“Essas máquinas vão chegar na atenção primária, na atenção secundária, na atenção hospitalar. A equipe fez essa construção, toda essa logística para levar uma máquina para onde realmente necessita e que vai fazer a diferença no cuidado ao usuário”, afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, em visita ao Parque de Apoio nesta quinta-feira (22).

“Essas máquinas vão chegar na atenção primária, na atenção secundária, na atenção hospitalar. A equipe fez essa construção, toda essa logística para levar uma máquina para onde realmente necessita e que vai fazer a diferença no cuidado ao usuário”
Lucilene Florêncio, secretária de Saúde

A secretária ressalta que, com o novo maquinário, o histórico do paciente é guardado em um computador com mais segurança, qualidade e celeridade para devolver à população. Do total de equipamentos, 7.354 serão destinados às pontas da secretaria de saúde e 240 à administração central.

O Laboratório Central recebeu a primeira remessa, com 232 computadores. Para o gerente de Biologia Médica do Lacen, Fabiano Queiroz, o novo equipamento permitiu maior produtividade. “Eu consigo liberar 300 resultados de covid em uma manhã. Se o computador não ajuda, ou seja, se ele é mais lento, a pesquisa e o carregamento dos campos ficam mais lentos, então acaba que libero 200, 250 resultados”, exemplifica o profissional.

Descarte

Essa substituição é feita com responsabilidade socioambiental. As máquinas antigas serão recondicionadas ou direcionadas para o descarte ecologicamente correto de eletroeletrônicos, realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O secretário da pasta, Elísio Luz, também esteve na visita e acrescentou que alguns equipamentos vão receber um novo destino.

“Ainda vão ter uma nova casa dentro do governo e as realmente inservíveis serão devolvidas para a fábrica para se tornar uma nova máquina”, detalhou o secretário. “A sociedade como um todo está ganhando com esse projeto, que pensa na capacitação dessas máquinas para entregar a melhor qualidade para o profissional e ainda pensa no seu descarte.”

Até o momento, a Secretaria de Saúde já enviou 500 computadores para a Secti realizar o descarte sustentável, por meio do programa Reciclotech. Com essa iniciativa, a Secti é responsável pelo descarte adequado de quase 100% do lixo eletrônico produzido no Distrito Federal.

*Com informações da Secretaria de Saúde 

The post Saúde renova 7,5 mil computadores na rede pública appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta