MENU

Distrito Federal

Saída Norte pode ganhar duas novas pontes

Amarildo Mota

Públicado

em

Nesta quinta-feira (8), o atual governador e candidato a reeleição no DF, Ibaneis Rocha, declarou que pretende construir duas novas pontes na Saída Norte caso seja reeleito. Ele explicou o projeto durante uma entrevista à rádio BandNews FM.

O plano do candidato é implantar essas duas novas pontes ligando Plano Piloto a Sobradinho e Planaltina, passando pela Península Norte. Uma dessas pontes teria sido projetada pelo arquiteto consagrado Oscar Niemeyer.

As estruturas seriam construídos por meio de parceria pública-privada, na qual o governo cederia o terreno e as empresas vencedoras da licitação fariam a construção das pontes e pistas.

“O projeto está pronto e a gente vem discutindo com a sociedade, principalmente com os moradores do Lago Norte, essa questão da ponte. É uma parceria público-privada onde o governo entra com o terreno na região de Taquari e as empresas privadas fazem o serviço, a ponte e a estrada que vai sair até Sobradinho”, detalhou.

Existe um Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal e Entorno (PDTU) que já prevê a construção da quarta Ponte do Lago Paranoá (Nova Saída Norte), que ligaria a L4 Norte até Sobradinho, assim, aumentaria a capacidade de mobilidade na região Norte, inclusive a outras cidades como Planaltina, Formosa, Itapoã e Paranoá.

“A gente espera num segundo mandato levar essa ponte adiante, vai ser muito benéfica para toda a população porque vai gerar muitos empregos e renda em virtude do novo bairro que vai ser construído, que é o Taquari II”, acrescentou o chefe do executivo.

A estimativa é que as obras possam gerar oito mil empregos por ano e até 20 mil empregos diretos no novo setor habitacional, além de aumentar a arrecadação de IPTU em R$ 100 milhões, além de R$ 8 bilhões em impostos diretos ao longo do contrato de 25 anos.

Ibaneis ainda comentou sobre sua posição nas pesquisas. “O que a gente tem que fazer é seguir na linha, mostrando que a nossa linha é do trabalho, sem agredir e menosprezar adversários. Essa pesquisa é um referendo ao nosso trabalho de governo. Tivemos um período difícil de pandemia, mas não deixamos de trabalhar um dia sequer. Reeleição é um plebiscito, você coloca os seus feitos e tem a oportunidade de a população responder”, ressaltou.

Continue Lendo

Em alta