MENU

Distrito Federal

Revitalização no Monumento Natural Dom Bosco será entregue neste domingo – Agência Brasília

Amarildo Mota

Públicado

em

| Foto: Acácio Pinheiro

A Força-Tarefa nos Parques, que envolve órgãos do Governo do Distrito Federal como o Instituto Brasília Ambiental, Secretaria de Governo e de Turismo, CEB, Caesb, Detran, DER-DF, FUNAP, SLU, Novacap e Administração Regional do Lago Sul, vai entregar neste domingo (30), a partir das 9h, o Monumento Natural Dom Bosco revitalizado com a presença de autoridades.

As melhorias na Unidade de Conservação incluem colocação e pintura de meio-fio, reforma de calçadas, roçagem e poda, limpeza e pintura das estruturas, lavagem do anfiteatro natural e pintura de sua arquibancada, troca de fechaduras e reparo das portas da Ermida Dom Bosco e reforma da capela. Além da demarcação da coopervia e da ciclovia, instalação e manutenção de lixeiras, demarcação de área de banho no espelho d´água, construção de uma rampa de acesso a portadores de necessidades especiais e instalação de novos corrimões nas escadas.

Entre 2019 e 2020 já foram revitalizados dez parques ecológicos: Saburo Onoyama, Cortado, Olhos D’Água, Águas Claras, Parque das Garças, Denner, Ezechias Heringer, Copaíbas, Tororó e Areal. O Monumento Dom Bosco é o décimo-primeiro. A escolha da Unidade de Conservação se deu porque neste mês é comemorado o Agosto de Dom Bosco, padroeiro da cidade.

Para o presidente do Brasília Ambiental, Claudio Trinchão, as intervenções vão trazer mais qualidade aos frequentadores. “Teremos a recuperação dos banheiros, píer, pistas, entre outros, para tornar ainda mais agradável a visita da população na Unidade de Conservação”, comentou.

“Os moradores do DF possuem forte ligação com a natureza. Por isso, desde o início do governo, a Secretaria do Meio Ambiente está junto com a força-tarefa de revitalização nos parques”, afirmou o secretário, Sarney Filho.

Ermida Dom Bosco| Foto: Acácio Pinheiro

Além da entrega à população da Unidade de Conservação revitalizada, no local vai acontecer a “Missa campal – Agosto de Dom Bosco”, que será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Secretaria de Turismo, a partir das 09h.  O evento será aberto à comunidade e também terá transmissão ao vivo pelo Instagram da Setur-DF.

Monumento Natural Dom Bosco – A área de 171,98 hectares mantém reservas nativas de Cerrado e está situada na Orla do Lago Paranoá, oferecendo uma paisagem exuberante. Além de oferecer trilhas, pistas para skate e bicicletas, a infraestrutura do Monumento Natural é composta por coopervia, ciclovia, banheiros, anfiteatro aberto, Sede Administrativa com sala para Educação Ambiental (Casa da Cerradania), Jardim do Patrimônio Ecológico do DF e estacionamento. Até antes das restrições impostas pela Pandemia do Covid-19, o Dom Bosco recebia, em média, cinco mil visitantes por semana.

A Ermida Dom Bosco, a primeira obra de alvenaria construída na capital, é uma das principais atrações. A pequena capela, projetada por Oscar Niemeyer, homenageia o segundo padroeiro de Brasília, São João Bosco, que teria previsto, em sonho, a construção da cidade, ainda no Século XIX.

Serviço
Missa Campal em Homenagem a Dom Bosco
Local: Ermida Dom Bosco (SEDB – Lago Sul)
Data: 30/08 às 09h00
A missa será transmitida ao vivo pelo perfil da Setur no Instagram: www.instagram.com/seturdf

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta