MENU

Distrito Federal

Pesquisa sobre locomoção dos moradores do Plano Piloto inicia nesta segunda

Amarildo Mota

Públicado

em

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) inicia, nesta segunda-feira (23), uma pesquisa telefônica sobre os padrões de locomoção da população residente no Plano Piloto. Realizada pela Central 156 e pelo WhatsApp até o dia 17 de março, a iniciativa busca entrevistar cerca de 2.700 pessoas a respeito da travessia do eixo rodoviário – o Eixão –, condições das passagens subterrâneas e fatores que as incentivam andar a pé.

Alguns dos questionamentos da pesquisa serão sobre as condições das passagens subterrâneas do Plano Piloto | Foto: IPEDF

O levantamento faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre o instituto, à época Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), e a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), a Administração Regional do Plano Piloto, a Universidade de Brasília (UnB) e a Associação Andar a Pé. O entrevistado também será questionado se frequenta o Eixão do Lazer e qual a sua avaliação sobre essa iniciativa.

A diretora de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais do IPEDF, Renata Florentino, destaca que “identificar as avaliações dos moradores do Plano Piloto sobre as condições de caminhabilidade na região é importante para se traçar ações de incentivo à mobilidade ativa”. “A pesquisa vai abordar como essas pessoas se deslocam até o comércio local, em especial quando se tem que cruzar o Eixão e suas passagens subterrâneas”, explica.

*Com informações do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta