MENU

Distrito Federal

Órgãos do GDF usarão dados de ouvidorias para orientar políticas públicas

Amarildo Mota

Públicado

em

Integrantes do Conselho de Governança do Distrito Federal (CGov) se reuniram na tarde da terça-feira (28) para apresentar dados da Ouvidoria-Geral do DF que serão utilizados para orientar políticas públicas a partir dos registros feitos nas ouvidorias do Governo do Distrito Federal. 

Durante o encontro, foram abordadas formas de aprimorar o trabalho das ouvidorias no DF | Foto: Divulgação/CGDF

Foi reforçado que os dados dos registros de ouvidoria podem direcionar os gestores a tomar decisões que encontrem  necessidades mais prioritárias ao cidadão do DF.  “A cada reunião do Conselho de Governança do DF, um novo pilar é levantado para contribuir com a eficiência, solidez e transparência da administração pública”, afirmou o controlador-geral do DF, Daniel Lima. 

“Queremos promover boas práticas e alinhar, em todos os órgãos do GDF, a governança com a cultura de integridade”

Cecília Fonseca, subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF

Entre as atribuições do CGov, estão propor medidas, mecanismos e práticas organizacionais para o atendimento aos princípios e às diretrizes de governança pública, além de incentivar e monitorar a aplicação das melhores práticas de governança no  DF. Fazem parte do conselho representantes da Secretaria de Economia (Seec-DF), Casa Civil, Secretaria de Governo (Segov-DF), Controladoria-Geral (CGDF), Secretaria de Educação (SEEDF), Secretaria de Saúde (SES-DF) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).  

Guia prático 

Durante a reunião, os participantes endossaram a iniciativa da CGDF no lançamento do Guia  Prático para Análise dos Programas de Integridade Privada, um manual que fornece orientações para os órgãos contratantes de empresas privadas para parcerias com o Governo do Distrito Federal (GDF). O guia apresenta, de maneira detalhada, os métodos e parâmetros  utilizados para analisar os programas de integridade, além de instruções sobre como preparar e apresentar os documentos necessários para essa análise. 

“Queremos promover boas práticas e alinhar, em todos os órgãos do GDF, a governança com a cultura de integridade”,  afirmou a subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, Cecília Fonseca. Ela ressaltou que um dos destaques do guia é o uso de linguagem simplificada, de fácil acesso. 

O lançamento oficial do guia será anunciado durante o 3º Fórum de Governança da CGDF, que será realizado em duas etapas, em 5 de setembro. As vagas para as oficinas do período da tarde, na Escola de Governo do DF (Egov),  já estão esgotadas, mas para as atividades programadas no turno matutino, na Câmara Legislativa do DF, ainda há vagas disponíveis

*Com informações da Controladoria-Geral do DF

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta