MENU

Distrito Federal

Inscrições abertas para o Sistema de Seleção Unificada 2023

Amarildo Mota

Públicado

em

Uma boa notícia para os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022: as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já estão abertas. As datas de inscrição do Enem e do Fundo de Financiamento aos Estudantes do Ensino Superior (Fies) também devem ser observadas. O prazo para inscrição em cada programa é diferente, por isso é importante ficar ligado ao cronograma e seguir como funciona o processo seletivo.

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada à UnDF, já realiza a oferta, via Sisu, de 80 vagas anuais de graduação em medicina e outras 80 vagas de graduação em enfermagem | Foto: Divulgação UnDF

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Sisu vão de 16 a 24 de fevereiro. Para o Prouni, as vagas estarão abertas para os interessados de 28 de fevereiro a 3 de março. Já para os interessados no Fies, as inscrições vão de 8 a 11 de março. Se o estudante está procurando uma vaga em uma instituição de ensino federal ou distrital, como a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), deve ficar atento ao calendário abaixo.

O Sistema de Seleção Unificada terá os resultados divulgados no dia 28 de fevereiro, para a chamada regular. Já as matrículas devem ser feitas de 2 a 8 de março. O prazo para participar da lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada a partir de 13 de março.

Arte: Ascom UnDF

Segundo o Ministério da Educação, as vagas estão disponíveis em 128 instituições de ensino em todo o Brasil. No total, são 598 cursos disponíveis em diversas áreas do conhecimento. O número de vagas varia de acordo com o curso escolhido pelo candidato. A UnDF trabalha com a perspectiva de criação de novos cursos e processos seletivos a partir do segundo semestre de 2023. A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada à UnDF, já realiza a oferta, via Sisu, de 80 vagas anuais de graduação em medicina e outras 80 vagas de graduação em enfermagem.

Sisu 2023

Para se inscrever no Sisu 2023, basta acessar a página oficial do Sisu, no site do MEC. O candidato deve fazer o login no portal e confirmar os dados. O estudante pode escolher até duas opções de curso. Depois, é possível acompanhar a inscrição durante todo o processo pelo site.

Mais sobre o ingresso à Escs

O ingresso nos cursos de graduação de medicina e enfermagem da Escs ocorre exclusivamente por meio do Sisu.

A seleção de novos alunos pelo Sistema de Seleção Unificada ocorre somente no início do ano, haja vista a matriz curricular ser seriada e anual. Para concorrer às vagas oferecidas nos cursos de graduação da Escs, o candidato deverá, obrigatoriamente, inscrever-se no Enem para, posteriormente, efetuar sua inscrição no Processo Seletivo Sisu.

São ofertadas 80 vagas em cada curso. O candidato poderá optar por concorrer pelo sistema universal (48 vagas/curso) ou pelo sistema de cotas (32 vagas/curso), que reserva 40% das vagas para quem cursou todas as séries do ensino fundamental e médio em escolas vinculadas à Secretaria de Educação do DF, conforme Lei Distrital nº 3.361/2004 e Decreto nº 25394/11.

O candidato deve manter-se atento às publicações e atualizações divulgadas nas páginas do Enem, do Sisu e da Escs , bem como a quaisquer outros editais que venham a ser publicados pela Escs, para a realização do processo seletivo.

*Com informações da UnDF

The post Inscrições abertas para o Sistema de Seleção Unificada 2023 appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta