MENU

Distrito Federal

Histórias das eleições: A suplente que foi decisiva na eleição de Rafael Prudente para a Câmara Federal.

Amarildo Mota

Públicado

em

O nome dela é Marli da Saúde ou Marli Rodrigues, presidente do Sindicados dos Servidores da Saúde do DF.

 

Os 7.873 votos, recebidos nas urnas, pela candidata a deputada federal Marli Rodrigues, foram decisivos para eleger o presidente do MDB, e presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente. A partir de 1º de fevereiro o distrital ocupará uma das oito vagas da Câmara Federal.

O MDB de Prudente e de Ibaneis Rocha trabalhou com a projeção de eleger dois deputados federais.

No entanto, no meio do caminho, a nominata sofreu o seu maior baque ao ser atingida por um ato de trairagem, considerada pelo próprio presidente do MDB, praticado pelo ex-diretor geral do Detran, Zélio Maia.

Ele abandonou a candidatura, sem dar nenhuma chance ao partido de fazer a sua substituição. Ou seja, ele saiu após o prazo legal para que a legenda fizesse isso.

Zélio, que se dizia “da cozinha do governador”, deixou o partido em uma situação bastante difícil e desfalcado.

O ex-diretor do Detran chutou o MDB para se tornar cabo eleitoral do candidato André Kubitschek , não eleito, filho do empresário Paulo Octávio(PSD) e candidato a governador, também não eleito.

Durante a campanha, Zélio, que chegou a receber R$423.248,52 do fundo partidário emedebista, discursava que iria para as ruas combater a “onda azul” se referindo a marca da campanha de Ibaneis Rocha, governador reeleito.

A saída de um dos nove candidatos que formava a nominata de deputado federal do MDB, sem dúvida, produziu enormes desarranjos na legenda e atingiu, além de produzir um certo desanimo de seus candidatos, incluindo o próprio Rafael Prudente, que ao saiu das urnas com 121. 307 votos.

Mesmo com uma expressiva votação, dificilmente Prudente não seria eleito, sem os benditos 7.090 de Marli Rodrigues.

O projeto anterior da sindicalista era de tentar uma vaga na Câmara Legislativa. No entanto foi convencida pelo governador Ibaneis Rocha que lhe fez um apelo para ingressar no MDB e que encarasse a disputa para federal.

Marli topou a parada, foi para a luta ajudou eleger Rafael Prudente e reeleger o governador.

“Saio da corrida eleitoral na certeza que não perdemos, ganhamos!”, disse ela nesta manhã de terça-feira ao RadarDF.

Fonte:      Radar Df

Continue Lendo

Em alta