MENU

Distrito Federal

GDF ganha reforço de 96 novos servidores públicos

Amarildo Mota

Públicado

em

O Governo do Distrito Federal receberá o reforço de 96 servidores públicos. Novos funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) tomaram posse no cargo nesta terça-feira (28). Em cerimônia realizada no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha também assinou os decretos de nomeação dos aprovados nos concursos públicos das secretarias de Desenvolvimento Social; de Justiça e Cidadania; e da Mulher.

“Quero parabenizar todos os servidores e dizer que confiamos muito em cada um de vocês”, afirmou o governador. “Vamos continuar trabalhando para valorizar o funcionário público e fornecer à população do Distrito Federal o melhor atendimento possível”.

Durante a cerimônia de posse e de nomeação , o governador Ibaneis Rocha afirmou que o GDF continuará “trabalhando para valorizar o funcionário público e fornecer à população do Distrito Federal o melhor atendimento possível” | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Ibaneis Rocha aproveitou a cerimônia para celebrar o bom resultado do trabalho em assistência social no DF. “Nossos programas ajudam milhares de pessoas a superarem situações de dificuldade. Cuidar da área social é uma das principais missões de um governo”.

Durante seu discurso, o presidente do SLU, Silvio de Morais Vieira, relembrou que o certame de 2019 foi o primeiro realizado em 30 anos. “Demos posse para 50 profissionais no ano do concurso e, agora, damos posse para mais 35”, comentou. “Preciso agradecer por todo apoio e carinho que o governador tem tido com a nossa categoria”.

“O governador tem dado prioridade para o tema. Pegamos a pasta com pouco mais de 1.100 servidores e, em dois anos, nomeamos quase 1 mil novos funcionários públicos. Tudo voltado para melhorar o atendimento da população”
Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

Foram nomeados profissionais de administração (3), biologia (1), jornalismo (2), relações públicas (2), economia (2), informática (1), modernização da gestão das atividades de resíduos sólidos (3), engenharia de produção (2), engenharia ambiental (9), engenharia civil (9) e engenharia de segurança do trabalho (1). Com as novas posses, o SLU conta agora com 860 servidores efetivos. Desses, 105 foram nomeados nesta gestão.

Recém-empossada, a engenheira civil Ana Sofia Jucá, 31 anos, estava emocionada na cerimônia – foram noites em claro em busca do sonho de trabalhar no SLU. “Eu já trabalhava com gestão de resíduos. Então, quando saiu o edital do concurso, eu comecei a estudar imediatamente”, contou. “Estou muito animada”.

Decretos de nomeação

Além da posse dos 35 novos funcionários do SLU, o governador Ibaneis Rocha assinou o decreto de nomeação de outros 61 servidores públicos. Só para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foram chamados 39 colaboradores para os cargos de agente social (18), direito e legislação (4), psicologia (10) e serviço social (7).

Para a secretária da Sedes, Mayara Noronha Rocha, a pandemia trouxe maior necessidade de se dedicar às políticas de assistência social. “O governador tem dado prioridade para o tema”, garantiu. “Pegamos a pasta com pouco mais de 1.100 servidores e, em dois anos, nomeamos quase 1 mil novos funcionários públicos. Tudo voltado para melhorar o atendimento da população”.

“É um momento de felicidade para todos vocês, mas também para o governo, que em meio a todos esses descompassos da pandemia conseguiu manter a nomeação de servidores”
Jaime Santana, secretário de Justiça e Cidadania

A Secretaria da Mulher (SMDF) ganhará nove servidores novos para os cargos de agente social (6), direito e legislação (1), pedagogia (1) e serviço social (1). Durante a cerimônia, a secretária Vandercy Camargos ressaltou o papel do funcionário público como elo entre o Estado e a sociedade. E celebrou o aumento de colaboradores da pasta.

“Em 2019, começamos com apenas 96 servidores. Tivemos um incremento, contando com as nomeações de hoje, de 87%”, contabilizou Vandercy. “Isso faz com que possamos, cada vez mais, efetivar nossas políticas públicas”.

Já a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) teve o decreto de nomeação de 13 novos funcionários assinado, entre agentes sociais (8), educadores sociais (3) e psicólogos (2). O secretário Jaime Santana apontou que os servidores chegam ao GDF em uma gestão cuja missão principal é cuidar de pessoas.

“É um momento de felicidade para todos vocês, mas também para o governo, que em meio a todos esses descompassos da pandemia conseguiu manter a nomeação de servidores”, afirmou. “Só na Secretaria de Justiça, foram mais de 900 funcionários nomeados de 2019 até agora”.

Assistência social como prioridade

A deputada federal Flávia Arruda parabenizou os concursados por não desistirem de seus sonhos. “Essa vitória é um esforço de cada um de vocês e de um governo que tem sensibilidade para melhorar a assistência social”, celebrou.

Para a também deputada federal Celina Leão, as políticas assistencialistas representavam um dos principais desafios desta gestão. “Houve uma verdadeira revolução na Secretaria de Desenvolvimento Social”, observou. “O Programa Prato Cheio, por exemplo, atendia apenas oito mil famílias. No mês que vem, passará a atender 60 mil”.

O deputado distrital Rafael Prudente citou o importante papel social dos novos servidores. “Fiz questão de vir hoje por conta do papel que cada um desses funcionários vai desempenhar”, disse o presidente da Câmara Legislativa. “O pessoal do SLU deixa nossa cidade cada dia mais organizada, o pessoal da Sejus cuida de quem perde seus entes queridos e daqueles cujos parentes estão envolvidos com drogas e o pessoal da Sedes garante um alimento na mesa da população carente”.

GDF ganha reforço de 96 novos servidores públicos

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta