Distrito Federal
Educação básica é foco de seminário nacional em Brasília

Na última semana, Brasília foi palco do primeiro encontro da série Diálogos Formativos — Gestão para a Aprendizagem, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com instituições nacionais e internacionais. O seminário ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro de Convenções Brasil 21, reunindo cerca de 120 profissionais da área.
Representantes das secretarias de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal, técnicos de currículo e avaliação, além de integrantes do Ministério da Educação (MEC) e do Inep participaram das discussões. O objetivo foi compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas para melhorar os resultados da educação básica no país.
Entre os convidados, destaque para Andreas Schleicher, diretor de Educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que apresentou dados globais sobre gestão educacional. Especialistas de Portugal e da França também trouxeram exemplos de políticas públicas adotadas em seus países.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, avaliou o encontro como uma oportunidade de alinhar estratégias locais às referências internacionais. “Olhar para experiências de fora nos ajuda a repensar práticas aqui dentro. O desafio é traduzir essas ideias em ações que façam sentido na sala de aula brasileira”, disse.
Ela também defendeu mudanças que aproximem os conteúdos da realidade dos jovens. “Quando o estudante percebe que o que aprende está conectado ao seu dia a dia, o interesse aumenta. Precisamos de metodologias que deem voz a ele, como projetos interdisciplinares e registros do próprio percurso de aprendizagem”, completou.
Próximos encontros
O ciclo de seminários seguirá até 2026. A próxima edição será em dezembro de 2025, em Alagoas. O terceiro encontro está previsto para o ano seguinte, em local ainda não definido.
Ao todo, quatro eixos irão orientar os debates: engajamento dos estudantes, formação e desenvolvimento de professores, uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem e expansão da educação profissional e tecnológica no ensino médio.
-
Destaques22 horas atrás
Investigada, FastShop fecha acordo com MPSP e vai pagar R$ 100 milhões em multas| Agência Brasil
-
Esportes22 horas atrás
Rebeca Lima é campeã mundial de boxe em Liverpool
-
Distrito Federal13 horas atrás
Mais de mil luminárias chegam ao Morro da Cruz, em São Sebastião
-
Goiás e Entorno9 horas atrás
Governo divulga atrações da Campus Party Goiás 2025