MENU

Distrito Federal

Detran-DF promove ações pelo Dia Nacional do Ciclista nesta sexta-feira (19)

Amarildo Mota

Públicado

em

Nesta sexta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do Ciclista, por isso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai promover duas grandes ações educativas na região central de Brasília. As ações de educação para o trânsito do Detran-DF ocorrem durante todo o ano, contudo, serão reforçadas em razão da data comemorativa.

Das 10h às 12h, acontecerá uma blitz educativa na via entre a Funarte e a Torre de TV, onde os motoristas abordados receberão um reforço nas orientações de uma regra fundamental que é respeitar a distância lateral de 1,5m ao ultrapassar ciclistas, além disso, dar a preferência e facilitar a passagem em cruzamentos e conversões.

Das 17h30 às 20h30, ocorrerá uma edição especial do Projeto Bike em Dia, na ciclovia do Eixo Monumental, próximo à Torre de TV. O ciclista que participar da ação vai ganhar um kit com sacochila, chaveiro e material educativo.

*Dia Nacional do Ciclista*

Em 19 de agosto de 2006, o biólogo Pedro Davison morreu ao ser atropelado enquanto pedalava no Eixo Rodoviário Sul. Ele tinha 25 anos. O condutor do veículo estava embriagado, dirigindo em velocidade acima da máxima permitida para a via e com a CNH vencida. Além disso, fugiu sem prestar socorro.

Em 22 de novembro de 2017, por meio da Lei 13.508, foi criado o Dia Nacional do Ciclista. A ONG Rodas da Paz, que trabalha desde 2003 no Distrito Federal teve atuação fundamental para que a Lei passasse a existir. Mais que uma comemoração, o Dia Nacional do Ciclista é uma data para reflexão sobre as atitudes de todos no trânsito e sobre a necessidade de proteger o ciclista e os mais vulneráveis no trânsito.

A data também é importante para promover o uso da bicicleta, já que ela representa um meio de transporte sustentável e que contribui muito para as cidades, com a redução da poluição atmosférica e sonora, diminuição de mortes no trânsito, desafogamento das redes de transporte coletivo e alívio dos congestionamentos causados pela enorme quantidade de automóveis circulando nos grandes centros. _Com informações de vadebike.org_

Continue Lendo

Em alta