MENU

Distrito Federal

Conheça os serviços de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Amarildo Mota

Públicado

em

A violência contra a mulher é um assunto que requer atenção e envolvimento de toda a sociedade. O DF registrou entre os anos de 2019 e 2022 queda de 42,9% nos casos de feminicídio, de acordo com os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mas o número de casos continua alto. Em busca de zerar essa taxa, a Secretaria da Mulher (SMDF) oferece locais de apoio onde as mulheres em situação de risco podem buscar por ajuda e proteção.

A Casa da Mulher Brasileira funciona 24 horas por dia | Foto: Divulgação/Secretaria da Mulher

A informação é a principal arma para que os atos de agressão possam ser evitados. Saber onde procurar ajuda é um passo importante para tirar as mulheres do ciclo de violência. No DF, os espaços de acolhimento estão espalhados pelas regiões administrativas e de portas abertas para atender a comunidade.

“A mulher que está precisando de apoio, está sendo vítima, ou está correndo risco de morte, tem seu lugar nos nossos equipamentos públicos”
Giselle Ferreira, secretária da Mulher

A Casa da Mulher Brasileira, situada em Ceilândia, é uma das portas de entrada para que as mulheres possam denunciar de forma ágil e com acompanhamento especializado. O local conta com apoio psicossocial, atendimento humanizado e amparo judicial. Funcionando 24 horas por dia, o espaço ainda conta com alojamento de passagem.

O metrô da 102 Sul e a região administrativa de Planaltina recebem os Centros Especializados de Atendimento a Mulheres (CEAMs). Essas unidades realizam acompanhamento multidisciplinar, atendimento psicossocial, além de orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência.

“A mulher que está precisando de apoio, está sendo vítima, ou está correndo risco de morte, tem seu lugar nos nossos equipamentos públicos”, destaca a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

Sabendo que a violência afeta toda a família, a SMDF também disponibiliza, por meio dos Núcleos de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavds), acompanhamento psicossocial para pessoas envolvidas em situação de violência contra a mulher, tanto as vítimas quanto os autores de violência, encaminhados judicialmente. Este é um dos meios de quebrar o ciclo de violência doméstica. Os espaços estão localizados no Plano Piloto, em Brazlândia, no Gama, no Paranoá, em Planaltina, em Santa Maria e em Sobradinho.

Por último, o Espaço Acolher, que fica em Samambaia, funciona de portas abertas para que vítima e outros envolvidos busquem ajuda por livre e espontânea vontade. O espaço dispõe de acompanhamento psicossocial, tendo como objetivo principal a reeducação, conscientização e o incentivo para que não haja reincidência de violência.

Pelo app Proteja-se a pessoa que faz a denúncia manda uma mensagem e pode ser atendida por meio de um chat ou em libras; também é possível incluir fotos e vídeos à solicitação| Foto: Divulgação/Secretaria da Mulher

Outros canais de denúncia

Ligue 190 – PMDF

Em caso de emergência, a vítima ou uma testemunha pode pedir ajuda por meio do telefone e uma viatura da Polícia Militar é enviada imediatamente até o local. Disponível 24 horas diariamente e a ligação é gratuita.

Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher

A Central presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência, registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes. Disponível 24 horas diariamente e a ligação é gratuita. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM

As delegacias de Atendimento Especial à Mulher funcionam 24 horas por dia e oferecem atendimento especializado às mulheres vítimas de violência.

DEAM I: EQS 204/205, Asa Sul

DEAM II: QNM 2, Ceilândia

Aplicativo Proteja-se

A pessoa que fizer a denúncia só precisa mandar uma mensagem e poderá ser atendida por meio de um chat ou em libras. É possível incluir fotos e vídeos à solicitação. Um atendente receberá o material e o encaminhará aos órgãos do Sistema Nacional Integrado de Direitos Humanos e à rede de equipamentos de acolhimento do Governo do Distrito Federal. O app está disponível para download em dispositivos iOS e Android. Para fazer o download, acesse a sua loja de aplicativos e pesquise por ”Proteja-se”.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta