MENU

Distrito Federal

Com snipers, DF prepara megaesquema de segurança para o 7 de Setembro

Amarildo Mota

Públicado

em

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) preparou um megaesquema de segurança para as comemorações do 7 de setembro.

A expectativa é que o Dia da Independência transcorra de forma pacífica em Brasília, no feriado. O evento está marcado para começar às 8h.

O tradicional desfile cívico-militar ocorrerá na Esplanada dos Ministérios, que estará fechada para o trânsito de veículos.

Durante todo o dia será proibida a circulação de drones na região. O monitoramento da movimentação na Esplanada ocorrerá por meio de câmeras de vídeo, redes sociais e em pontos de observação com atiradores de elite.

As forças de segurança esperam grande público, principalmente formado por simpatizantes do presidente Bolsonaro (PL), que também é candidato à reeleição.

O secretário de Segurança, Júlio Danilo esclareceu que “a Segurança Pública do DF tem vasta experiência em atuações em manifestações públicas e eventos de grande porte.

Ele também enfatiza que a construção em conjunto do planejamento e a integração fazem parte da natureza do trabalho e são essenciais para garantir a segurança e a ordem pública necessárias para que todos exerçam o direito de se manifestar pacificamente.

A Policia Militar fará revistas pela Esplanada para impedir que os espectadores do desfile e manifestantes entrem com armas de fogo e objetos que possam ser utilizados para agressões.

O chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Naime informa que “não será permitido portar objetos perfurantes ou cortantes, como vidros, fogos de artifício, hastes para bandeiras, e qualquer material que possa causar ferimentos”.

A Cavalaria, o BPCães e Bope estarão posicionados em locais estratégicos para reforçar o esquema de segurança na Esplanada.

A Secretaria vai instalar a estrutura denominada Cidade da Segurança, em frente ao Museu da República, para abrigar comandos móveis das corporações, servir como ponto de apoio às tropas especializadas e disponibilizar assistência médica.

Foi identificado até o momento, seis movimentos que farão manifestação no período da tarde de 7 de setembro. Todos a favor do governo de Jair Bolsonaro (PL).

A orientação da SSP é que, caso haja manifestantes contra o governo, é que eles permaneçam na Torre de TV, ao lado da Praça das Fontes, para evitar confrontos com os demais.

A PMDF ficará de prontidão para atuar com policiamento ostensivo especializado, como o choque, montado e aéreo. A área de realização do desfile, ao longo da arquibancada e imediações, terá a segurança mais reforçada.

Continue Lendo

Em alta