MENU

Distrito Federal

Certificado atesta confiabilidade do laboratório do Hospital de Base

Amarildo Mota

Públicado

em


“Validar e atestar como ótima a realização das análises laboratoriais é importante para que tenhamos a certeza de que estamos prestando o melhor atendimento aos usuários dos serviços de saúde do instituto” – Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente interina do Iges-DF

O Laboratório Clínico do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o certificado de proficiência Controllab – Ensaio de Proficiência Clínico, que tem a chancela da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). A certificação, referente à atuação em 2021, demonstra a confiabilidade do laboratório em relação aos resultados e o ótimo desempenho para executar análises de exames.

Farmacêutica bioquímica e chefe do laboratório, Lara Cristina Ferreira Malheiros contabilizou em 2021 a realização de mais de 1,8 milhão de exames. Em 2022, só no primeiro trimestre, já foram realizados 452.240. A equipe do laboratório conta com 91 colaboradores, entre recepcionistas, assistentes administrativos, auxiliares e técnicos de laboratório, analistas microbiologistas, médicos e analistas clínicos (biomédicos e farmacêuticos bioquímicos).

O setor realiza exames de bioquímica, hematologia, líquidos corporais, imunologia, hormônios, parasitologia, urinálise e microbiologia, com demandas de média e alta complexidade, para diagnóstico, prognóstico e acompanhamento de pacientes oriundos das especialidades médicas de oncologia, nefrologia, ortopedia, cardiologia e demais especialidades.

Em 2021, o Laboratório Clínico do HBDF realizou mais de 1,8 milhão de exames. Em 2022, só no primeiro trimestre, já foram realizados 452.240 | Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Melhoria contínua

Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente interina do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), gestor do HBDF, ressalta a importância de participar dessa avaliação de rotina, feita por empresa especializada, como uma condição para atestar a qualidade dos serviços prestados no laboratório do Hospital de Base.

“Validar e atestar como ótima a realização das análises laboratoriais é importante para que tenhamos a certeza de que estamos prestando o melhor atendimento aos usuários dos serviços de saúde do Iges-DF”, afirma Mariela Souza.

“Receber, pelo terceiro ano seguido, o certificado da Controllab demonstra que prezamos pela qualidade de nossos serviços” – Isabella Baptista Mariano, analista de qualidade do Laboratório Clínico

Segundo Lara Cristina, a participação em um programa de proficiência é um elemento fundamental no processo de melhoria contínua dos processos. “Significa uma gestão comprometida com a qualidade, que auxilia na promoção do conhecimento dos processos de análise. A certificação demonstra a confiabilidade do laboratório em relação aos resultados e o ótimo desempenho para executar análises de exames”, disse.

A profissional cita que, entre os requisitos da certificação, estão avaliar a eficiência do controle externo e assegurar sua adequação em métodos específicos; avaliar e monitorar o desempenho do laboratório; identificar acertos e conformidades; determinar as características de desempenho de métodos já estabelecidos e/ou novos métodos e tecnologias e prover ações corretivas/preventivas.

“Também é importante ressaltar que ter o certificado de proficiência é obrigatório, por exigência de órgãos regulamentadores, como pré-requisito de processos de licitações, para credenciamento junto às principais instituições de pesquisa e também um diferencial frente a outros laboratórios”, ressalta.

“Receber, pelo terceiro ano seguido, o certificado da Controllab demonstra que prezamos pela qualidade de nossos serviços”, diz a analista de qualidade do Laboratório Clínico, Isabella Baptista Mariano Hiyane, que faz o acompanhamento dos resultados.

Como é feita a avaliação

Em cumprimento à RDC/302-2005 Anvisa, o Laboratório Clínico do Hospital de Base possui contrato de ensaio de proficiência com a empresa Controllab. Mensalmente, são enviadas amostras biológicas padrão para realizar o controle de qualidade externo. É necessário obter desempenho ótimo em suas análises clínicas.

A participação do laboratório anualmente, contínua e assídua durante os 12 meses, na execução dos ensaios de proficiência laboratoriais, com desempenho avaliado como ótimo, permite à empresa Controllab emitir o Certificado de Proficiência em ensaios laboratoriais.

Nesta última avaliação, o HBDF cumpriu satisfatoriamente todas as análises de proficiência clínica nas amostras enviadas mensalmente pela empresa Controllab para a realização dos 112 ensaios (exames).

*Com informações do Iges-DF

The post Certificado atesta confiabilidade do laboratório do Hospital de Base appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta