MENU

Distrito Federal

Cerca de 150 grelhas de águas pluviais são limpas na Feira dos Importados

Amarildo Mota

Públicado

em

Equipes do programa GDF Presente deram, esta semana, ‘uma geral’ em uma das áreas mais frequentadas do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA): a Feira dos Importados. Aproximadamente 150 grelhas de águas pluviais foram higienizadas e passaram por manutenção. Além disso, os operários fizeram o tradicional cata-cata, com a remoção de inservíveis, lixo verde, restos de entulho, entre outros itens, das redondezas da feira de utilidades.

Com o apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Administração Regional do SIA, o Polo Central do programa colocou o caminhão-pipa para trabalhar: cada uma das bocas de lobo foram limpas para depois receberem o jateamento de água. Além disso, foi retirado um caminhão cheio de resíduos da localidade. Dois reeducandos da Fundação Nacional de Amparo ao Preso (Funap) auxiliaram na tarefa.

Muita terra, folhas e até pedaços de madeira foram retirados de dentro das caixas de drenagem | Foto: Divulgação

“No período de fim de ano, por conta do Natal e Ano-Novo, o fluxo de pessoas aumenta muito na Feira dos Importados. Por isso, intensificamos as ações de limpeza e conservação ali e em toda a poligonal”, pontua a administradora do SIA, Marcela Oliveira. “E o apoio do GDF Presente é fundamental para realizarmos esses serviços”, acrescenta. A feira chega a receber 25 mil pessoas por dia aos fins de semana. Todavia, nas festas de fim de ano, esse número é ainda maior, tendo em vista a compra de presentes e enfeites.

As grelhas são essenciais para a captação da água pluvial em um período sujeito a chuvas torrenciais. Segundo o coordenador do Polo Central, Carlos Alberto Alves, muita terra, folhas e até pedaços de madeira foram retirados de dentro das caixas de drenagem. Ao lado dos estacionamentos privativos da feira, também foram recolhidos restos de construção e outros tipos de resíduos.

Confira outras ações do GDF Presente:

Além da limpeza, segurança

O coordenador explica que dez tampas de bocas de lobo precisarão ser trocadas por estarem avariadas. O pedido já foi feito à Novacap. Medida importante também para garantir a segurança da população. “Temos de estar atentos, pois uma grelha quebrada pode gerar um acidente. É evitar que alguma pessoa pise e possa cair na caixa de drenagem”, destaca.

The post Cerca de 150 grelhas de águas pluviais são limpas na Feira dos Importados appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta