MENU

Distrito Federal

Arte negra e periférica em exposição com apoio do FAC

Amarildo Mota

Públicado

em

As pinturas e desenhos do artista visual Ricardo Caldeira estão expostas na Galeria Mundo Vivo, na 413 Norte. A mostra Caldeira é aberta à visitação de terça-feira a sábado, das 17h às 00h45, e integra o projeto Galeria de Portas Abertas, que propõe a divulgação da produção cultural de regiões administrativas do Distrito Federal. O encerramento da exposição será no sábado (28), às 19h.

O artista Ricardo Caldeira é o terceiro a expor na Galeria de Portas Abertas, projeto realizado com recursos do FAC | Foto: Conde Paladino

Nascido e criado em São Sebastião, Caldeira valoriza a arte negra e periférica, com base em vivências enquanto homem negro e LGBTQIA+, e aborda a interação entre desenho, dança e consciência corporal. A mostra reúne produções de 2021 e 2022.

Durante o período de exposição, cada artista promove visitas guiadas ou oficinas com estudantes de escolas públicas e pessoas atendidas por instituições sociais

“São trabalhos que dialogam muito com as minhas origens e expressões negras, sexualmente diversas, que não remete propriamente a uma expressão tradicional do que é masculino ou feminino. Falo muito de mim, enquanto parte de um conjunto, e retrato o corpo humano a partir de tudo isto”, conta ele.

O artista ganhou o Prêmio Cultura LBGTQIA+, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), em 2021, com o ateliê aberto Desenhandanças – um espaço em que ele compartilha princípios do processo criativo como uma preparação corporal para o fazer artístico. Também lançou o livro Vendaval, um catálogo da produção artística, com desenhos, pinturas e ensaios sobre consciência corporal.

Obras em exposição de Ricardo Caldeira, que conquistou o Prêmio Cultura LBGTQIA+, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), em 2021 | Foto: Henrique Silva

A Galeria de Portas Abertas é um projeto de manutenção do espaço cultural Galeria Mundo Vivo, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, da Secec-DF. Foram selecionados cinco artistas de diversas regiões administrativas para compor a temporada 2022/23. Cada exposição tem duração de dois meses.

Caldeira é o terceiro artista a participar da iniciativa. A gravurista Íris Ferreira, do Guará II, estreou o ciclo de exposições em junho de 2022. Em setembro do mesmo ano, foi a vez do escultor Delor Martins dos Santos Neto, da Granja do Torto.

A partir de 1º de fevereiro, começa a mostra dos trabalhos do grafiteiro Ramón Phanton, com uma cerimônia de abertura, às 19h. Na data, o artista, que é de Luziânia (GO), vai grafitar a fachada da galeria.

O diretor e curador da Galeria Mundo Vivo, Lucas Neder, conta que, além da experiência em vislumbrar as obras, os visitantes podem desfrutar do espaço da galeria. De terça-feira a sábado, bandas e músicos locais se apresentam no espaço externo, embalando o momento cultural.

Durante o período de exposição, cada artista promove visitas guiadas ou oficinas com estudantes de escolas públicas e pessoas atendidas por instituições sociais. “É muito enriquecedor para o público. Recebemos escolas de várias regiões administrativas, inclusive da cidade na qual o artista mora ou nasceu, mostrando para os alunos que é possível trabalhar com arte”, comenta Nader.

Serviço
Galeria de Portas Abertas – Ricardo Caldeira
– Quando: Até 28 de janeiro. De terça-feira a sábado, das 17h às 00h45
– Onde: Galeria Mundo Vivo (CLN 413 BL D – próximo ao Parque Olhos D’Água)
– Entrada franca

The post Arte negra e periférica em exposição com apoio do FAC appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta