MENU

Distrito Federal

A SETUR/DF, recuperará a Casa do Artesão em Planaltina

Amarildo Mota

Públicado

em

  • Foto: arquivo Setur/DF

O Secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo,  afirmou que medidas necessárias estão sendo providenciadas para que em pouco tempo o espaço volte a ser integralmente dedicado ao artesanato de Planaltina e consequentemente , gerar emprego e renda para a população. 

 

A Casa do Artesão, localizada em Planaltina, é um Patrimônio Histórico. Construído em 1932, o prédio foi à primeira delegacia da cidade, e depois de ser abandonado, foi ocupado pelos artistas da cidade, passou por uma por uma revitalização, mas em 2015 foi novamente abandonado. 

Cristiano Araújo, o atual Secretário de Turismo do DF, iniciou sua gestão realizando algumas ações. Na primeira semana de trabalho foi providenciada uma limpeza na área. Também, foi realizado escoramento externo e interno das paredes fragilizadas pela ação do tempo, a colocação de tapumes. “A Casa do Artesão de Planaltina é uma das prioridades da Setur, estamos tomando as providências necessárias para que, em breve, esse local volte a ser um espaço dedicado ao artesanato de Planaltina, gerando emprego e renda para a população”, afirma Cristiano. 

A área está interditada desde 2020, mas continuava sendo utilizada por alguns artesãos que se negavam a desocupar o local. Servidores da Setur mediaram à negociação e a área foi desocupada. 

A Secretaria de Turismo licitou empresa para fazer o projeto de revitalização, que já está pronto, e aguarda apenas aprovação do CONDEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF), que deverá apreciar o projeto após ouvir a população de Planaltina em uma Consulta Pública, que está prevista para acontecer no próximo dia 27 de fevereiro, na Casa da Cultura de Planaltina.

A Secretaria de Turismo do DF está acompanhando todo o processo, e por ser um patrimônio público, a obra de restauração envolve um trabalho complexo.

Continue Lendo

Em alta