MENU

Distrito Federal

20 unidades de conservação já recuperadas pelo programa Reviva Parques

Amarildo Mota

Públicado

em

Em três anos de existência, o Reviva Parques já passou por 20 unidades de conservação no Distrito Federal. O programa é executado pela Secretaria de Governo, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Brasília Ambiental. Atualmente, as reformas estão em andamento no Parque Ecológico do Gama.

Em 2023, mais nove unidades de conservação serão incluídas no Reviva Parques e haverá a revisitação das outras 20 atendidas anteriormente | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O pacote de serviços inclui pinturas em geral, podas de árvores, capina, fresagem, roçagem, reformas de telhados, parquinhos, quadras e banheiros, consertos nas ciclovias, entre outros. Em 2023, mais nove unidades serão incluídas na iniciativa e haverá a revisitação das outras 20 atendidas anteriormente. Todos os espaços são abertos à visitação do público.

O programa foi instituído pelo Decreto nº 41.865, de 3 de março de 2021. No entanto, dois anos antes, uma força-tarefa, formada por secretarias e autarquias públicas, já executava demandas de manutenção nos espaços verdes. A oficialização permitiu parcerias com pessoas físicas, jurídicas e a sociedade civil organizada, além das parcerias entre órgãos distritais.

O pacote de serviços inclui pinturas em geral, podas de árvores, capina, fresagem, roçagem, reformas de telhados, parquinhos, quadras e banheiros, consertos nas ciclovias, entre outros | Foto: João Gonzaga/Brasília Ambiental

“A tônica deste governo é a cooperação. E, em relação ao Reviva Parques, o nosso grande maestro foi a Secretaria de Governo, que mobilizou as reuniões e os parceiros”, afirma a superintendente do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti.

Ela explica que os reparos são necessários devido à depreciação natural e à depredação causada pelos próprios usuários. “Tivemos casos de recuperar banheiros numa semana e, na outra, estarem destruídos. O chamado que fazemos é de que nos ajudem a cuidar, não destruam os espaços, porque o que estamos fazendo é para a sociedade”, completa Rejanne.

Com a quadra poliesportiva totalmente reformada, o estudante João Victor dos Santos, 20 anos, aproveita o espaço para praticar basquete pelo menos uma vez por semana | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Mais qualidade de vida

No Gama, o trabalho começou em outubro e deve ser finalizado em breve. Até o momento, houve a fresagem da ciclovia, manutenção da quadra de areia, pintura e reforma da quadra poliesportiva e do parque infantil, reforma interna e externa da guarita e instalação de bebedouros.

“O parque está sendo transformado para que a população possa fazer mais atividades físicas e aproveitar a natureza com qualidade, ganhando mais saúde e bem-estar”, afirma a administradora do Gama, Joseane Feitosa.

As melhorias já têm sido percebidas pela população. A quadra poliesportiva, por exemplo, virou point da garotada em dias ensolarados. O estudante João Victor dos Santos, 20 anos, aproveita o espaço para praticar basquete pelo menos uma vez por semana. “Sempre gostei de jogar, mas aí começaram a surgir uns buracos e pegaram os aros, então tive que parar. Agora ficou ótima, novinha em folha”, conta o morador do Gama.

Confira as 20 unidades de conservação atendidas pelo Reviva Parques – 2019 a 2022:
– Parque Ecológico de Águas Claras
– Parque Ecológico do Cortado
– Parque Ecológico Saburo Onoyama
– Parque Ecológico Ezechias Heringer
– Parque Denner
– Parque Ecológico Olhos d’Água
– Parque Ecológico das Garças
– Parque Distrital das Copaíbas
– Parque Ecológico do Areal
– Parque Ecológico do Tororó
– Monumento Natural Dom Bosco
– Parque Ecológico dos Jequitibás
– Parque Ecológico Sucupira
– Parque Ecológico Três Meninas
– Parque Ecológico do Paranoá
– Parque Ecológico Veredinha
– Parque Ecológico Lago Norte
– Parque Ecológico do Riacho Fundo
– Parque Ecológico Asa Sul
– Parque Ecológico do Gama – em andamento

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta