MENU

Mundo

MALALA YOUSAFZAI FESTEJA FORMATURA EM OXFORD

Redação

Públicado

em

Por: Amarildo Mota

MALALA YOUSAFZAI FESTEJA FORMATURA EM OXFORD.

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, comemorou sua formatura na universidade de Oxford, na Inglaterra. Malala formou-se em filosofia, política e economia.
A ativista é conhecida pela defesa dos direitos das mulheres e do acesso à educação.
Ela se expressou nas redes sociais : ” É difícil expressar minha alegria e gratidão nesse momento, ao concluir minha graduação em filosofia, política e economia em Oxford. Eu não sei o que está por vir. Por enquanto é Netflix, ler e dormir”, brincou Malala.
Em 2007, os militantes do Talibã tomaram o controle da terra natal de Malala, o Vale do Swat, no Paquistão. O grupo determinou a execução pública daqueles que violassem as suas regras. Contrários à educação das mulheres naquele País, o Talibã emitiu um decreto proibindo as garotas de frequentarem escolas e passou a realizar ataques contra os colégios. Na época, Malala passou a escrever em um blog, sobre como era a vida no regime dos talibãs e passou a defender publicamente o direito das mulheres à educação. A causa da ativista foi sendo reconhecida em todo o mundo e ela se tornou alvo do Talibã. Aos 15 anos, no ano de 2012, ela voltava para casa num ônibus escolar, quando um militante entrou no veículo e perguntando por ela, atirou em sua cabeça. Malala foi levada para um hospital no Reino Unido, onde a equipe médica com muita dedicação conseguiu tirar a bala e salvaram sua vida. Como consequência, a garota ficou com parte do rosto paralisado.
Em 2014, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tornando se a pessoa mais jovem a receber o prêmio. Malala retornou ao seu país pela primeira vez, em março desse ano, seis anos depois do atentado.

Continue Lendo

Em alta