Mundo
Declaração de cúpula diz que “futuro da Ucrânia está na Otan”
Os líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) concordaram em uma cúpula em Vilnius, na Lituânia, que o futuro da Ucrânia está dentro da aliança militar, mas não concederam a Kiev um convite ou cronograma de adesão que o país buscava.
Ao mesmo tempo, a Otan eliminou a exigência de que a Ucrânia cumpra o chamado Plano de Ação de Adesão (Map), removendo efetivamente um obstáculo no caminho de Kiev para a aliança.
Plano de Ação
“O futuro da Ucrânia está na Otan”, disse uma declaração aceita pelos líderes nesta terça-feira (11), acrescentando que a integração euro-atlântica de Kiev ultrapassou a necessidade de um Plano de Ação para a Adesão.
“Estaremos em posição de estender um convite à Ucrânia para se juntar à aliança quando os aliados concordarem e as condições forem atendidas”, disse a declaração.
Embora os líderes não tenham especificado as condições que a Ucrânia precisa cumprir, eles disseram que a aliança ajudará Kiev a progredir na interoperabilidade militar, bem como em reformas adicionais do setor democrático e de segurança.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Agência Brasil
-
Distrito Federal20 horas atrásPassageiros do Metrô do DF já podem denunciar crimes em tempo real por aplicativo.
-
Distrito Federal10 horas atrásTCU apura possível promoção pessoal de Ricardo Cappelli presidente da ABDI com verba pública
-
Distrito Federal18 horas atrásCom atrações gratuitas, Nosso Natal muda rotina da Esplanada
-
Esportes17 horas atrásRJ terá ponto facultativo dia 17 devido a partidas de Flamengo e Vasco