MENU

Goiás e Entorno

Projeto que apresenta CCON a estudantes conquista mais visitantes

Amarildo Mota

Públicado

em

 

Mais de 40 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Manoel Cabral da Silva, de Aparecida de Goiânia, acompanhados de professores, vão participar do passeio desta quarta-feira (20). O objetivo é apresentar o equipamento público à comunidade escolar. O Centro Cultural Oscar Niemeyer tem quatro edifícios e a Esplanada Juscelino Kubitschek. São cerca de duas horas de passeio para conhecer todos os espaços e um pouco da história do lugar. 

A excursão cultural começa com uma mini palestra no auditório do Monumento aos Direitos Humanos, explicando como vai ser a visita, e a exibição de um vídeo mostrando o Centro Cultural. Os alunos respondem perguntas sobre o que acabaram de ver. Quem acerta as respostas no quiz, ganha chocolate.  Os jovens entram em todos os ambientes do prédio vermelho em formato de pirâmide e ficam sabendo a função de cada um. 

Em seguida, sobem as escadas para a Esplanada Juscelino Kubitschek e seguem para o próximo destino: o Museu de Arte Contemporânea. No MAC, os estudantes ouvem a explicação e podem apreciar as obras expostas. No Palácio da Música Belkiss Spenziere eles têm a chance de conhecer a estrutura, a demonstração do mecanismo do palco, os bastidores, salas de ensaio e os camarins. 

O Edifício Principal ou da Biblioteca abriga a famosa Cobertura, usada como cenário de fotografias e filmagens profissionais e amadoras, pela paisagem ao fundo. Ele é o último prédio da excursão, onde os estudantes ganham um tempo para fazer suas selfies e a tradicional fotografia da turma. Antes de chegar lá, passam pelas bibliotecas adulto e infantil e pelos auditórios da edificação. 

Os visitantes recebem um folheto contando um pouco da história que o Centro Cultural carrega. A publicação fala sobre o arquiteto Oscar Niemeyer e sua obra, mostra os prédios que compõem o CCON, explicando suas funções. E traz os homenageados, que nomeiam as galerias de arte, bibliotecas, o Palácio da Música, os auditórios e a esplanada. Os estudantes aproveitam a oportunidade de aprendizado ao passear pelo CCON, alguns pela primeira vez, em contato direto com obras de arte, livros e palcos, além de desfrutar da própria arquitetura das edificações. 

“Com a pandemia sendo controlada, estamos aos poucos, e com muito cuidado, implementando os projetos que planejamos para o Centro Cultural Oscar Niemeyer”, ressalta Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, que administra o espaço. Fabrício destaca que “o projeto Visita Estudantil Mediada no Oscar está colocando os espaços públicos a serviço do cidadão, como quer o governador Ronaldo Caiado”. 

Serviço:

Assunto: Visita Estudantil Mediada

Quando: Quarta-feira (20/04), às 8h30

Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer – Avenida Jamel Cecílio, nº 4490, Setor Fazenda Gameleira, em Goiânia

Fonte: Goiás Turismo – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Continue Lendo

Em alta