MENU

Goiás e Entorno

Portal Goiás – Caiado inaugura obras da Saneago em Posse

Amarildo Mota

Públicado

em

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta terça-feira (15/3), as obras de melhoria na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Posse, no Nordeste Goiano. Foram executadas a recuperação e limpeza da lagoa facultativa, além da reforma de dois módulos de reatores anaeróbicos. O chefe do Executivo também realizou visita técnica à unidade e conheceu os sistemas de Esgotamento Sanitário e de Abastecimento de Água do município. Os investimentos, no valor de R$ 2,2 milhões, são da Saneago.

“Recebemos os reservatórios com o funcionamento praticamente inviabilizado. Chegou-se ao ponto de prejudicar a qualidade de vida da população, devido ao mau cheiro. Mas essa recuperação, entregue hoje, garante a manutenção do tratamento de esgoto e a qualidade de vida para a população de Posse”, disse o governador.

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, destacou o significado das melhorias para a população e para acompanhar o crescimento da cidade. “O sistema está pronto para funcionar e para devolver para o rio a água em boas condições, além de podermos, a partir de agora, expandir a rede de coleta de esgoto, pois temos condições para fazer o tratamento necessário”, disse.

Em Posse, a empresa planeja promover melhorias e conservação das redes de esgoto e das unidades de tratamento, além do incremento no número de ligações. O abastecimento com água tratada é universalizado. De acordo com a companhia, os benefícios entregues visam a conservação e a expansão para acompanhar o crescimento populacional e o desenvolvimento econômico do município. Atualmente, 95,5% da população urbana é beneficiada com os serviços de esgotamento sanitário, índice muito acima da média nacional, que é de 53,2%.

O prefeito Helder Bonfim ressaltou os investimentos do governo estadual no município, dentre eles as melhorias na ETE. “Estamos encerrando um problema gravíssimo aqui na nossa cidade, da falta de água e da falta do tratamento de esgoto”, afirmou.

Expresso

Ainda em Posse, o governador Ronaldo Caiado visitou a agência dos Correios, onde passaram a ser oferecidos pelo Governo de Goiás os serviços disponibilizados pelo Expresso Correios. A iniciativa faz parte da ampliação dos canais proposta pelo programa e é resultado de parceria do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), com a estatal. Na etapa inicial, serão realizados atendimentos da Secretaria de Estado da Economia, da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Instituto de Assistência dos Servidores. “São serviços que não custam nada ao cidadão, um benefício que é o Estado, em parceria com os Correios, que arca com tudo. Custo zero”, ressaltou ele.

Neste primeiro momento, são oferecidos emissão da Certidão Negativa de Débitos da Receita Estadual; acesso a boletos do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) e alteração do padrão de acomodação do convênio; além de obtenção do certificado de antecedentes criminais. O Expresso Correios está presente em 62 municípios goianos, atualmente. “Para facilitar a vida do cidadão”, ressaltou o superintendente dos Correios no Estado, Eugênio Montenegro.

Foto: Hegon Corrêa

Secretaria de Comunicação — Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Continue Lendo

Em alta