MENU

Goiás e Entorno

Hospital do Centro-Norte passa a realizar cirurgias pediátricas

Amarildo Mota

Públicado

em

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), segue ampliando o atendimento pediátrico na rede estadual e, nesta quarta-feira (14) deu início as cirurgias pediátricas no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. As operações vão de baixa a alta complexidades, dependendo do caso. Quem procura o hospital será atendido no ambulatório por especialistas na área, que irão avaliar a necessidade ou não de uma intervenção cirúrgica.

O HCN conta com duas médicas especialistas da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu (SP), que dão apoio neste início de atendimentos na unidade hospitalar. Ambas realizarão cirurgias com o intuito de diminuir a necessidade de deslocamento de mais de 280 Km até Goiânia.

A Dra. Ana Onofre destaca a importância de ter tal procedimento na unidade. “Hoje a cirurgia pediátrica é uma especialidade com poucos profissionais em Goiás e no Brasil, principalmente em regiões mais distantes das capitais. Na maioria das vezes, os procedimentos em crianças são realizados por uma equipe de cirurgia geral, mas o corpo infantil é diferente, precisa de um cuidado específico”, explica.

Cerca de 90% dos atendimentos feitos foram encaminhados para cirurgia, com alguns já sendo realizados no dia seguinte. O intuito é corrigir desconfortos ou outras situações que proporcionem riscos à saúde da criança. “Estamos fazendo cirurgias dos mais variados tipos. Já notamos a necessidade de realizar retirada de cistos, cirurgia para hérnia, postectomia e possivelmente cirurgia de correção no coração devido a uma má formação”, complementa a Dra. Onofre.

O titular da SES-GO, Sandro Rodrigues, destaca a importância da implantação desse serviço no Centro-Norte Goiano. “A regionalização da saúde está proporcionando dignidade e qualidade de vida para quem mora longe da capital. Com a instalação deste serviço no HCN, vamos garantir que as cirurgias pediátricas sejam realizadas mais perto de quem mora nesta região”, reforçou.

Texto e Foto: Luiz Fernando Fernandes

Secretaria da Saúde

Fonte: Portal Goiás

Continue Lendo

Em alta