MENU

Distrito Federal

TRE-DF inicia processo de preparação das urnas eletrônicas para as Eleições 2022

Amarildo Mota

Públicado

em

Nesta quarta-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) deu início ao procedimento de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022. Esse processo garante ao eleitor que os votos registrados nas urnas sejam computados de forma segura.

Esse procedimento, denominado de “carga e lacração”, consiste na inserção das mídias com os dados dos eleitores e dos candidatos nos dispositivos e posterior aposição de lacres assinados por juízes que atestam a integridade das 7.426 urnas eletrônicas que estarão disponíveis para as eleições no Distrito Federal. Além disso, as baterias de todas as urnas também são carregadas.

Vale destacar que todo esse processo é aberto ao público. Dessa forma, a preparação das urnas acontecerá até o dia 28 de setembro, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Endereço: SGON, Quadra 1, Lotes 40/50/60 – Setor de Garagens Oficiais).

No mais, também foi realizada uma cerimônia de abertura dessas atividades, que contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati; o vice-presidente e corregedor, Desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa; o Juiz-Auxiliar da Presidência, Pedro-Yung Tay Neto; o Juiz-Auxiliar da Corregedoria, Felipe Goulart; entre outros.

No mais, visando assegurar a lisura do procedimento, foram convocados para a cerimônia o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os Partidos Políticos, as Federações de Partidos e as Coligações.

“Esse momento é muito importante para a Justiça Eleitoral porque nós estamos preparando essas urnas para o dia das Eleições. E, após a instalação das mídias, nós colocaremos um lacre em cada urna, assinado pelo juiz da Zona Eleitoral que constatará a integridade, a segurança, a confiabilidade da urna eletrônica”, apontou o desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE-DF.

No mesmo sentido, ressaltou o vice-presidente e Corregedor do TRE-DF, Desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa: “Faremos tudo para que o eleitor possa exercer o seu direito com tranquilidade. As forças de segurança estão preparadas, os agentes da Corregedoria estão treinados. Todos para assegurar o direito sagrado do voto. É crime eleitoral tentar embaraçar, impedir o eleitor em condições legais de comparecer para exercer o seu direito”.

O primeiro turno das Eleições 2022 no Distrito Federal será realizado no dia 2 de outubro. Os eleitores deverão votar para os cargos de deputada ou deputado federal, deputada ou deputado distrital, senadora ou senador, governadora ou governador e presidente da república.

Continue Lendo

Em alta