MENU

Distrito Federal

Residentes do HCB são homenageadas por mães de pacientes

Amarildo Mota

Públicado

em

Um grupo de mães de crianças atendidas pelo Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) se reuniu, nesta quinta-feira (29), para homenagear três profissionais que encerraram a residência médica em gastroenterologia pediátrica.

Homenagem foi organizada pelas próprias mães, que agradeceram os serviços prestados pelas médicas residentes Isabela Dutra, Annelise Gondim e Isabela Frota | Foto: Maria Clara Oliveira/HCB

As médicas Isabela Dutra, Annelise Gondim e Isabela Frota passaram dois anos atuando no HCB e, antes de seguirem para a próxima etapa de suas vidas profissionais, receberam o carinho das famílias que acompanharam.

Realizada no Espaço da Família, a iniciativa foi das próprias mães. “Somos um grupo muito unido, estamos sempre em contato: se adoeceu, está resfriada, aviso no grupo”, contou Tainá Dias, mãe de Maria Eduarda Lima, de 4 anos. “No desespero, é aqui no hospital que nós encontramos força. A equipe vira parte da nossa família”.

Convivência

A homenagem deixou as residentes emocionadas. Isabela Frota agradeceu a mães e crianças: “O Hospital da Criança de Brasília transforma vidas, realmente. Vocês nem imaginam o quanto ensinam a gente. Saímos com a formação médica, mas acho que a formação humana é o principal”.

A diretora clínica do HCB, Elisa de Carvalho, que também é gastroenterologista, ecoa essa percepção: “A residência influencia no conhecimento cognitivo e no conhecimento da doença, mas também na postura do profissional perante o paciente, porque aqui buscamos uma abordagem humanizada”.

Entre abraços, carinho e um lanche preparado pelas próprias mães das crianças, o evento foi marcado pela esperança de que, no futuro, as três médicas possam voltar a trabalhar no HCB. “Elas tornam nossas quintas-feiras mais leves e nos tornamos uma grande família; é como se um parente nosso estivesse indo embora”, declarou Patrícia Maciel, mãe de Laura, 4 anos. ”Oramos para que alcancem voos mais altos, mas fica uma saudade. Essa equipe faz parte da nossa história, então temos fé que esse é um ‘até logo’”.

Saiba mais sobre o programa de residência médica do hospital.

*Com informações do HCB

Fonte: Agência Brasilia

Continue Lendo

Em alta